sexta-feira, 17 de maio de 2024

Maranhão celebra inovação na gestão pública com o Prêmio Inova GP e transformação da Escola de Governo em fundação

 

O Governo do Maranhão promoveu uma série de eventos marcantes para a administração pública estadual, nesta sexta-feira (17). O governador Carlos Brandão participou da cerimônia de entrega do Prêmio Inova GP 2024 e da assinatura do projeto de lei que transforma a Escola de Governo do Maranhão (Egma) em fundação.

O Prêmio Inovação na Gestão Pública, também chamado de “Prêmio Inova GP", criado pela Egma, visa incentivar e divulgar iniciativas inovadoras na administração pública estadual. O prêmio tem o objetivo de reconhecer e valorizar servidores que desenvolvem ações inovadoras, promovendo melhorias na gestão pública.

27 trabalhos concorreram ao Prêmio Inova GP, com a participação de 67 servidores de diversas cidades e órgãos estaduais. O prêmio destacou-se por alinhar os trabalhos com o planejamento do Governo do Estado (PPA 2024-2027 e Plano Maranhão 2050) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na cerimônia, o governador Carlos Brandão destacou que o evento simbolizou um avanço significativo para a administração pública do Maranhão, celebrando a inovação e a eficiência na prestação de serviços à população, sobretudo, com a transformação da Escola de Governo do Maranhão (Egma) em fundação.

“É uma data histórica! Completando 30 anos, a Escola de Governo foi transformada em fundação. Significa dizer que ela terá mais capilaridade, mais acesso a recursos públicos e privados, é uma modernização do excelente trabalho que tem sido feito não só na qualificação profissional dos funcionários do estado, mas também dos municípios. O objetivo final é a prestação de um excelente serviço à população”, disse Brandão.


A diretora da Egma, Leuzinete Pereira, enfatizou a relevância do Prêmio Inova GP como ato de valorização dos talentos dos servidores que entregam, efetivamente, as políticas públicas para todos os maranhenses. Em sequência falou da expectativa da Egma como fundação.

“Este é o primeiro Prêmio Inovação na Gestão Pública. São duas categorias, sendo uma que trata das boas práticas existentes, com resultados já mensuráveis; e outra que trata dos projetos a serem implementados para a melhoria da gestão pública. Portanto, como parte do estímulo para uma gestão pública cada vez mais eficiente e entusiasmada, o governador assinou a minuta de projeto de lei, encaminhado à Assembleia, para transformar esta casa em uma fundação. Assim, teremos menos burocracia, mais celeridade, eficiência e oportunidades de atuação”, pontuou a diretora.

Ainda durante o Prêmio Inova GP 2024, os participantes foram homenageados com menções honrosas, prova do reconhecimento e valorização a todos os trabalhos que tem feito a diferença na gestão pública do estado.

Entre os homenageados, por exemplo, o projeto da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), ‘Modernização da gestão de uma empresa pública do estado do Maranhão por meio de um modelo inovador de governa corporativa’, projeto esse idealizado pelo Diretor de Planejamento e Governança da EMSERH, Paulo Ronchi e o colaborador Leandro Marques da Silva.

“Um projeto que já foi colocado em prática e que tem colhido bons resultados para a empresa, os servidores e para o nosso público alvo que são as pessoas que procuram as unidades de saúde do estado que tem visto e obtido um atendimento de qualidade”, frisou Paulo Ronchi.

“Evento importantíssimo em vários sentidos, pelo incentivo a inovação, novas práticas de aperfeiçoamento para uma gestão pública de qualidade. A Escola de Governo está de parabéns, o governador Carlos Brandão por aprimorar e estimular cada vez mais os servidores do estado do Maranhão, é esse trabalho que fazemos dia a dia também na EMSERH e a prova disso é o reconhecimento positivo por parte da população”, reforçou o Presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Além do Prêmio Inova GP 2024, ainda na oportunidade, o governador Carlos Brandão assinou o Projeto de Lei que deve transformar a Escola de Governo do Maranhão em Fundação. O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa.

“Transformamos a Escola de Governo em uma escola ainda mais forte. Apostamos no municipalismo, capacitando servidores nas cidades, isso é garantia de economia ao município e desenvolvimento, pois estamos apostando em profissionais que vivem no local. Não há limite para qualificação, precisamos dar oportunidade a todo momento para os servidores, para o povo maranhense e o nosso governo investe fortemente em geração de emprego e renda. A partir da parceria com outras entidades seguiremos avançando”, ressaltou Carlos Brandão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário