quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Botão de contestação de transações é a mais nova ferramenta do Pix em casos de fraude

 

Para facilitar a devolução de valores para vítimas de fraude, golpe e coerção, os usuários do Pix agora têm acesso ao botão de contestação de transações. O autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED) pode ser acionado pelo aplicativo da instituição financeira, tornando o processo 100% digital a partir desta quarta-feira (1).

Ao contestar a transação, a informação é repassada ao banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta. Após análise, se confirmada a fraude, a devolução é efetuada para a conta da vítima em até onze dias. O Banco Central destaca que o MED não se aplica a casos de desacordos comerciais, erros no envio do Pix ou que envolvam terceiros de boa-fé.

Outra mudança no MED, que estará disponível a partir de novembro, é a possibilidade de devolução do dinheiro a partir de outras contas, e não apenas daquela utilizada na fraude. O BC espera que essas melhorias aumentem a identificação de contas usadas para fraudes e a devolução de recursos, desincentivando fraudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário