segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Ministério da Saúde adquire antídoto contra intoxicação por Metanol

 

O Ministério da Saúde anunciou a compra emergencial de antídotos contra intoxicações por metanol, que serão utilizados por estados e municípios no tratamento de vítimas que consumiram bebidas alcoólicas adulteradas. O governo pretende adquirir 150 mil ampolas de etanol farmacêutico e avalia a compra de Fomepizol junto a produtores e agências internacionais.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já fez uma chamada pública para identificar fornecedores internacionais de Fomepizol, medicamento específico para intoxicação por metanol, atualmente não disponível no Brasil. O governo também solicitou à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a doação imediata de 100 tratamentos de Fomepizol.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as medidas são preventivas, diante do aumento de casos suspeitos de intoxicação por metanol no país, principalmente em São Paulo. Até a tarde de quinta-feira (2), foram registrados 48 casos suspeitos e 11 casos confirmados, com uma morte confirmada em São Paulo e sete óbitos em investigação.

O Ministério da Saúde estruturou, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), um estoque estratégico em hospitais universitários federais e serviços do SUS com 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, além da compra emergencial de mais 5 mil tratamentos (150 mil ampolas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário