O alerta foi encaminhado por profissionais que trabalham na área da saúde no município de Pedro do Rosário, na região da Baixada Maranhense, distante aproximadamente 360 km da capital São Luís.
![]() |
Foto: Mapa Pedro do Rosário |
Eis o comunicado:
Aos Senhores (as) envolvidos nas Ações de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças da SES/MA e Lacen/MA.
Retorno da Localidade Boa Fé Sítio/ Município de Pedro do Rosário, relato do período de 20 a 23.02.2018: 19 Casos de Doença de Chagas na fase Aguda e com possibilidade real de novos casos no decorrer dos procedimentos sorológicos, total de imóveis 42, população 130 habitantes, soro coletados 85 amostras que correspondem a 65.3% da população e esse número de coleta está direcionado apenas aos conviventes e comunicantes sobre o episódio.
Todos os pacientes com presença Trypanosoma cruzi na gota espessa foram contemplados com início do tratamento e receberão medicação para 20 dias e até o momento sem nenhum óbito.
A bacaba é o alimento na localidade com possibilidade clara sobre o episódio do surto de Doença de Chagas, com transmissão via oral após o consumo.
Já nesta próxima semana equipes médicas da Secretaria Estadual de Saúde devem ir a cidade de Pedro do Rosário para acompanhar a situação.
![]() |
Foto Reprodução |
Já nesta próxima semana equipes médicas da Secretaria Estadual de Saúde devem ir a cidade de Pedro do Rosário para acompanhar a situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário