quarta-feira, 24 de abril de 2024

Seduc lança edital para alfabetizadores no âmbito do programa Maranhão Alfabetizado


Em continuidade as ações para fortalecer a educação no estado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, nesta segunda-feira (22), o edital nº 16/2024, processo seletivo para composição do banco de cadastro reserva para alfabetizadores, no âmbito do programa Maranhão Alfabetizado.

As inscrições serão realizadas a partir de 0h (zero hora) do dia 29 de abril de 2024 até as 23h59 do dia 5 de maio de 2024, exclusivamente via internet, no site da Seduc.

Nesta etapa do processo seletivo simplificado estão sendo contempladas as Unidades Regionais de Educação (URE) de Balsas, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Rosário, São João dos Patos, São Luís e Zé Doca, envolvendo 16 municípios.

Otimista, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falou dos desafios que o governo terá pela frente para superar o analfabetismo no Maranhão. Segundo ele, as ações realizadas hoje em São Luís abrem caminhos para avanços educacionais.

“Sabemos dos grandes desafios educacionais que teremos pela frente, mas as ações que estamos realizando nos encorajam para continuarmos a seguir em frente e superar o analfabetismo no território maranhense. Nesta segunda-feira, vivenciamos um momento grandioso, com lançamento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do programa Maranhão Alfabetizado e do edital nº 16/2024. Essas ações representam um avanço na educação do Maranhão”, ressaltou Felipe Camarão.

O processo seletivo simplificado constará de avaliação curricular de títulos e experiência profissional docente, realizado em etapa única e não haverá pagamento de taxa de inscrição.

O resultado preliminar tem previsão para ser divulgado no dia 10 de maio. Já a interposição de recursos acontece nos dias 11 e 12 de maio de 2024; o resultado final será divulgado no dia 20 de maio de 2024, e a homologação acorrerá no dia 21 de maio de 2024.

O candidato que desejar interpor recurso terá o prazo de 24h (vinte e quatro horas), contados a partir de 00h do dia subsequente ao da divulgação do Resultado preliminar, conforme Cronograma, devendo o recurso ser interposto, exclusivamente, via internet no endereço eletrônico no site.

Atribuições do cargo

Entre as atribuições do cargo de alfabetizador, estão cumprir todas as diretrizes estabelecidas para o programa; participar de todo o processo de ensino-aprendizagem, em ação integrada no programa; construir e cumprir planos de trabalho, em conformidade com a proposta do Programa.

Também são atribuições do alfabetizador desenvolver estratégias de ensino adequadas às necessidades dos alfabetizandos; acompanhar e zelar o progresso individual dos alfabetizandos e fornecer apoio pedagógico; promover um ambiente de aprendizado inclusivo e motivador; participar dos momentos de formação pedagógica desenvolvidas no âmbito do programa.

O alfabetizador deverá ainda ministrar as aulas do curso de alfabetização para uma única turma, respeitando a carga horária para qual foi contratado; aplicar as avaliações obrigatórias do Programa; e preencher de forma completa e manter atualizado o diário de acompanhamento da turma e todos os demais documentos solicitados pela coordenação do programa.

É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos, editais, avisos, comunicados e outras informações pertinentes a este processo seletivo, os quais serão publicados exclusivamente no site da Seduc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário