quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Governo comemora 5 anos Centro de Hemodiálise de São Luís com mais de 24 mil sessões realizadas em 2024

 

O Centro de Hemodiálise de São Luís, que faz parte da rede estadual de saúde, celebrou nesta terça-feira (17) seus cinco anos de funcionamento, com um total de 24.066 sessões de diálise realizadas em 2024. A unidade do Governo do Maranhão atende 258 pacientes e conta com 47 máquinas de hemodiálise. 

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, aproveitou as comemorações para conversar com os pacientes e destacou a importância do serviço para a qualidade de vida dos pacientes renais crônicos. “Hoje é um dia especial, pois celebramos a vida. Muitos pacientes, como a dona Neuza, tiveram a saúde e a disposição restauradas graças ao tratamento aqui no Centro. E essa é uma prioridade da gestão do governador Carlos Brandão: continuar expandindo a rede de atendimento no Maranhão”, afirmou.


Entre os pacientes atendidos, Carlos Alberto dos Santos, de 75 anos, realiza diálise há três anos e elogiou o atendimento na unidade. “Venho duas vezes por semana, às terças e sábados, e dou 10 estrelas para o serviço. Estou melhorando e quero sair da diálise em breve”, compartilhou o aposentado, Carlos Alberto.

Já Neuza Nascimento, de 55 anos, realiza o tratamento há um ano e meio e relata como a diálise transformou sua vida. “Aqui, ganhei uma família. O carinho e a dedicação da equipe são incríveis, me sinto segura. Antes eu não conseguia fazer nada, e agora tenho qualidade de vida”, contou Neuza.


Expansão

A ampliação desses serviços faz parte de uma política de descentralização da saúde pública, possibilitando que pacientes recebam tratamento de alta complexidade mais próximo de suas residências.


Desde o início da gestão do governador Carlos Brandão, o número de pacientes renais crônicos atendidos no estado aumentou significativamente. Entre 2023 e 2024, a rede estadual de saúde aumentou e aprimorou os serviços de nefrologia oferecidos, assegurando o tratamento a mais de 1.900 pacientes. 

Com a expansão do serviço, com os novos Centros de Hemodiálise nas cidades de Grajaú, Barreirinhas, Colinas e Barra do Corda, até o final de 2024, serão 2.334 pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário