O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), lança nesta quarta-feira (18), no auditório do Palácio Henrique de La Roque, às 9h, o novo Plano de Prevenção, Combate e Controle do Desmatamento e Queimadas (PPCDQ).
A revisão e atualização do plano foi iniciada em 2023 e contou com amplo processo participativo. O plano vai nortear a atuação dos órgãos ambientais no estado para o período de 2024 a 2027.
A meta é reduzir de forma contínua o desmatamento ilegal e as queimadas no estado, criando condições para um modelo de desenvolvimento sustentável, com proteção dos biomas, manejo seguro dos recursos naturais.
O plano também fortalecerá as atividades do programa Maranhão Sem Queimadas, que vem realizando ações de monitoramento, prevenção e controle de queimadas em diversas regiões do estado, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Batalhão da Polícia Ambiental, brigadas municipais, órgãos estaduais e empresas privadas.
O trabalho contou com amplo processo participativo baseado em consultas públicas, oficinas e sensibilização de diferentes atores. O esforço conjunto teve a colaboração de órgãos públicos, entidades privadas, ONGs, representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais, da agricultura familiar ao agronegócio.
A atualização do PPCDQ teve apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) que contribuiu para a definição de metas, identificação de áreas prioritárias e proposição de soluções de combate ao desmatamento e das queimadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário