Para reforçar as ações de combate aos incêndios florestais em todo o estado, o Governo do Maranhão lançou a 6ª edição do programa Maranhão Sem Queimadas, nesta quarta-feira (9). A solenidade aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, no bairro Calhau, em São Luís, e contou com a participação do governador Carlos Brandão.
Durante a cerimônia, o governador Carlos Brandão também anunciou um conjunto de ações do projeto Floresta Viva Maranhão, com foco na implantação de novos viveiros de mudas, na promoção de projetos de produção sustentável e na recuperação de florestas em todo o estado.
Brandão ressaltou que o programa engloba diversas ações que são disponibilizadas para os municípios e a população maranhense. “Já firmarmos parceria com 92 prefeituras este ano. Este é um projeto que não se faz só, mas com a participação da sociedade civil organizada, comunidades tradicionais, ribeirinhas e quilombolas que passam por ampla capacitação. Com esse trabalho já somos o quarto estado com menor número de queimadas”, pontuou.
O governador também falou de outras parcerias que estão sendo firmadas para fortalecer as políticas de proteção ambiental. “Formalizamos uma parceria com o Fundo Amazônico, por meio do qual vamos receber R$ 45 milhões, um recurso que vem da Alemanha, para a compra de novos equipamentos para as 49 unidades do Corpo de Bombeiros já existentes no estado, e a construção de mais 7, ampliando a capacidade de trabalho da corporação”, informou.
Brandão destacou ainda que durante missão internacional à Semana de Ação Climática, em Londres (Inglaterra), foi firmada uma parceria com o Mercuria Energy Group, uma multinacional suíça, no valor de US$ 100 milhões para a recuperação de áreas de floresta, regularização fundiária e combate às queimadas no Maranhão.
Maranhão Sem Queimadas
O Maranhão Sem Queimadas é um programa de caráter preventivo e de combate a incêndios florestais, que atua de forma integrada com órgãos municipais, estaduais, federais e a sociedade civil. Em 2025, a iniciativa já conta com a adesão de 92 municípios aptos a participar da campanha.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas, informou que a edição 2025 do Maranhão Sem Queimadas está reforçada por meio de atividades integrantes de outros programas estaduais. “Estamos reforçando o Maranhão Sem Queimadas com novas atividades do programa Floresta Viva e, por meio do Luz para Todos, estamos lançando o sistema elétrico para as residências da área do Parque Estadual do Mirador. Com isso, vamos desenvolver o estado mantendo a floresta em pé e oferecendo qualidade de vida para todos”, disse.
Floresta Viva Maranhão
O programa Floresta Viva Maranhão é uma política estadual de incentivo à bioeconomia como alternativa de desenvolvimento para cadeias produtivas sustentáveis. O programa busca gerar oportunidades econômicas para comunidades locais, recuperar áreas degradadas e fomentar a conservação e o manejo responsável dos recursos naturais. A primeira ação prática foi a implantação do maior viveiro público de mudas do Brasil, localizado no município de São Bento, beneficiando diretamente 100 famílias.
Durante a solenidade foram realizadas, ainda, entregas simbólicas de cheques a beneficiários do Floresta Viva em São Bento, distribuição de mudas de açaí para municípios contemplados e assinatura da ordem de serviço para construção de um viveiro de mudas no município de Anajatuba, em parceria com a empresa Eneva.
Entre os beneficiários pelas novas ações do Floresta Viva Maranhão está Fábia Moreno. “Eu sou do município de Anajatuba, onde está sendo implantado o Floresta Viva e que com certeza vai engrandecer nossa cidade no quesito econômico, pois vai dar aos produtores rurais a oportunidade de crescer. Além disso, por ser um projeto sustentável, ainda vamos proteger a natureza”, comentou.
Equipamentos para o Corpo de Bombeiros
Durante o evento também foram entregues equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e municípios que mantêm brigadas municipais.
Também foi assinada a renovação do decreto estadual que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais durante o período de estiagem, além da formalização do Acordo Interinstitucional de Cooperação Técnica entre as instituições parceiras do programa Maranhão Sem Queimadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário