sexta-feira, 18 de julho de 2025

Governo entrega novo auditório no HCM e homenageia profissional que fez doação de órgãos

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), homenageou o profissional do Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) que fez a doação de múltiplos órgãos e, agora, faz parte da história de avanço dos transplantes no Maranhão. Nesta quinta-feira (17), junto com a entrega do Centro de Estudos e Simulação e da reforma da recepção da unidade, foi realizada a solenidade de inauguração do auditório Jaino Santos Alves. O momento contou com a presença da família e de autoridades.

“O meu irmão deixou o seu legado de amor ao próximo mesmo depois da morte. Como uma família de profissionais da saúde, sabemos da importância deste gesto e respeitamos o desejo dele de fazer a doação. Pedimos que todas as pessoas que puderem façam o mesmo. E, mesmo muito tristes com a partida precoce do Jaino, estamos felizes com a trajetória de vida dele, com tudo o que ele construiu e com esta homenagem”, contou a irmã do enfermeiro, Janete Alves.

Além de Janete, estiveram presentes na solenidade a mãe de Jaino, Joana da Mata Matos Alves; e os filhos, João Paulo e Mariana. A família recebeu do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, um certificado de agradecimento pelo ato de generosidade e amor, e pela contribuição para o avanço dos transplantes no estado.

“São histórias como a de Jaino que nos orgulham e nos ajudam a construir um futuro melhor para o Maranhão. O nosso estado saiu de último para 13º lugar em transplantes no país e isso é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido com muito comprometimento da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Central Estadual de Transplantes, em parceria com o Hospital Universitário. Ao Jaino, que agora também faz parte desta história, nossa eterna gratidão”, destacou Tiago Fernandes.

Acolhimento e capacitação

Além do auditório, foram entregues a reforma da recepção e o Centro de Estudos e Simulação da unidade. A recepção principal do hospital foi completamente reformada para oferecer mais conforto aos usuários e agilidade nos serviços, como marcação de consultas, exames laboratoriais e atendimento geral.

Já o Centro de Estudos e Simulação, espaço criado para treinamentos e capacitação contínua das equipes. Com capacidade para 30 pessoas, o ambiente conta com leito hospitalar e estrutura para simulações práticas, que permitem maior aproximação com as situações reais de atendimento.

O Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pelo Instituto Acqua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário