O presidente da República, Luiz lnácio Lula da Silva, decretou nesta terça-feira (14) a regulamentação da Lei da Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo brasileiro a suspender permissões comerciais de investimentos e de obrigações a países que imponham dificuldades unilaterais a produtos brasileiros exportados para o mercado internacional.
O decreto publicado pelo Diário Oficial cria um Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais, que será responsável na decisão da aplicação das providências comerciais em resposta às medidas unilaterais de outros países.
A ação deu-se por conta da taxação de 50%, feita pelo presidente norte-americano Donald Trump, de tarifas a produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. A Lei da Reciprocidade Comercial é justamente uma resposta à escalada da guerra comercial desencadeada por Trump contra dezenas de países.
O Comitê Interministerial será composto pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que o presidirá, da Casa Civil da Presidência, da Fazenda e das Relações Exteriores. A Secretaria-Executiva do Comitê será exercida pela Secretaria-Executiva do MDIC. Outros ministros poderão participar das reuniões de acordo com os temas tratados.
As contramedidas a serem decididas pelo o órgão responsável terão caráter de excepcionalidade e rito mais célere e podem ser aplicadas a países ou blocos de países que:
Nenhum comentário:
Postar um comentário