quinta-feira, 10 de julho de 2025

Maranhão reduz em 78% as mortes por hepatite B, destaca boletim do Ministério da Saúde

 

O Maranhão apresentou uma expressiva redução nas mortes por hepatites virais nos últimos dez anos, segundo o novo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. De 2014 a 2024, os óbitos por hepatite B caíram 78%, passando de 19 para 4. Já os registros de mortes por hepatite C diminuíram 20%, caindo de 20 para 16 no mesmo período.

Os dados foram divulgados durante o Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, que neste ano tem como tema a campanha “Um teste pode mudar tudo”. O objetivo é incentivar a população a realizar testagens e buscar o tratamento precoce.

Mesmo com os avanços, o Maranhão ainda precisa ampliar a adesão ao tratamento. Dos 1.869 maranhenses que receberam indicação para tratar hepatite B, apenas 657 iniciaram o acompanhamento. No caso da hepatite C, 174 pessoas tiveram indicação e 128 começaram o tratamento.

A vacinação segue como a principal forma de prevenção. Testes rápidos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. A recomendação é que toda pessoa com mais de 20 anos faça pelo menos um teste na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário