segunda-feira, 7 de julho de 2025

Maranhão sedia mais uma edição da INC Florestal, referência nacional no combate a incêndios

 

O Maranhão volta a sediar, pela quarta vez, a Instrução de Nivelamento e Conhecimento em Combate a Incêndios Florestais (INC Florestal), uma das principais capacitações nacionais voltadas à qualificação de bombeiros militares. A abertura da 37ª edição nacional da INC aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), em São Luís.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, participou da solenidade e destacou a política de qualificação permanente da tropa como prioridade da gestão. “É a 37ª INC Florestal realizada em todo o Brasil, sendo a quarta vez aqui no Maranhão. É um compromisso da segurança pública deste estado e é um compromisso do governador Carlos Brandão capacitar cada vez mais os nossos homens e mulheres. Esse é o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão que se prepara, que se capacita para proteger a sociedade maranhense”, afirmou.

Também estiveram presentes à solenidade de abertura de mais uma INC Florestal no estado o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida, o subcomandante-geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel Wellington; e os instrutores da Força Nacional de Segurança: subtenente Sousa Lima e 1º sargento Mauro Pereira, que são bombeiros maranhenses; além do 2º sargento Emerson Gonçalves e do cabo Uelder de Lima, bombeiros de Goiás.

A capacitação é realizada por meio de parceria entre o Governo do Maranhão e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com apoio da Força Nacional. A formação, que terá duração de uma semana, reunirá 60 bombeiros militares e instrutores de diversos estados, promovendo aulas teóricas, práticas e simulações operacionais com foco na prevenção, controle e combate a incêndios florestais.

Coordenador da 4ª edição da INC Florestal no Maranhão, o major Igor Ferreira ressaltou que a instrução atende às necessidades atuais de resposta ao avanço das queimadas no país. “Nosso curso tem como objetivo nivelar, preparar e fortalecer o setor de combate a incêndio florestal. Estamos com 60 profissionais do Corpo de Bombeiros para formar e, ao final, estarem prontos para atuar tanto no Maranhão quanto no restante do Brasil, combatendo os focos e protegendo a sociedade”, explicou.

Entre os alunos da capacitação, a sargento Fernanda destacou a importância da formação para o aprimoramento das estratégias de resposta, sobretudo diante da aproximação do período de estiagem. “Essa instrução de nível nacional vai nos possibilitar agir de forma ainda mais precisa nos combates a incêndios florestais, primordial agora nesse momento em que se aproxima o período de estiagem no estado”, finalizou.

Maranhão é destaque no combate a incêndios

A quarta edição da INC Florestal no Maranhão coincide com a Semana do Bombeiro, em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro Militar - celebrado em 2 de julho. As atividades contemplam ações educativas, esportivas e institucionais, em diversos pontos do estado. Além disso, a capacitação vem para somar em um trabalho já executado com grande expertise pelos bombeiros maranhenses, que é o combate a incêndios. Prova dessa habilidade é a liderança entre os demais estados da federal no atendimento a ocorrências do tipo, que aumentou em quase 300% em 2024, em relação a 2023, conforme o Mapa da Segurança Pública, divulgado pelo MJSP.

Além de liderar no combate a incêndios, o Corpo de Bombeiros do Maranhão também ficou à frente no quesito atendimento pré-hospitalar, com alta de 147,85%, refletindo o aprimoramento dos protocolos de emergência e o treinamento contínuo dos bombeiros, e ocupa a segunda posição nacional no segmento de busca e salvamento, com crescimento de 140,90% nas operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário