A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), juntamente com a Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), Secretaria da Infraestrutura (Sinfra) e da concessionária Esaero, fará uma visita técnica ao Aeroporto de Barreirinhas, com o objetivo de apresentar os avanços na fase final das obras de reestruturação do terminal. A ação, nesta quarta-feira (16), integra os esforços do Governo do Maranhão para ampliar a conectividade aérea dos Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais procurados pelos públicos nacional e internacional.
O aeroporto passa por obras de ampliação e modernização que buscam elevar o padrão de conforto, segurança e operacionalidade. Entre os principais serviços em andamento estão: a conclusão do balizamento noturno, ampliação do pátio de aeronaves e melhoria do sistema de drenagem, medidas fundamentais para garantir voos mais frequentes e seguros, especialmente no período de chuvas. A entrega final está prevista para ocorrer entre os meses de agosto e setembro deste ano.
A visita propõe um momento de diálogo, avaliação técnica e planejamento conjunto, com vistas à entrada em operação plena do aeroporto. Além das intervenções físicas, o terminal está sendo equipado com esteiras de bagagem, pórticos de inspeção com raio-X, novo sistema de videomonitoramento (CFTV) e ar-condicionado, elevando o padrão de atendimento ao turista.
Também estão em andamento os processos regulatórios junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Comando da Aeronáutica, incluindo homologações do novo pátio, do balizamento e do sistema PAPI (Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão).
Além de facilitar a chegada de visitantes ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a estrutura aeroportuária renovada deve impulsionar cadeias produtivas locais, promover empregos e atrair novos investimentos para o setor turístico. A visita também será um momento de diálogo entre os setores públicos e privados envolvidos na promoção do destino, com foco em planejamento integrado e estratégias para a futura operação do terminal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário