Cerca de 100 policiais de grupamentos especializados da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) reforçam, desde o início da noite de sexta-feira (18), o policiamento ostensivo em toda São José de Ribamar. A atuação dos grupos é uma determinação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) para combater crimes violentos letais na cidade, localizada na área leste da Grande Ilha.
“Os grupos vão permanecer na região pelo tempo que for necessário para combater a criminalidade. Nós não permitiremos que criminosos tomem conta das ruas. Estamos aqui para garantir a segurança da população ribamarense e vamos continuar agindo para que todos possam ter a ordem e a paz restabelecidas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins, que acompanhou a mobilização da tropa no Porto do Vieira.
A intensificação do policiamento ostensivo na área leste acompanha o monitoramento constante da SSP-MA sobre os índices de criminalidade e tem por objetivo combater ações comandadas por grupos criminosos em bairros daquela região, conforme destacou o subcomandante-geral da PMMA.
“Essa operação que está sendo deflagrada aqui em São José de Ribamar visa potencializar o policiamento ostensivo. O objetivo aqui é combater as ações criminosas que vêm acontecendo e trazendo intranquilidade e insegurança para os moradores da região. Estaremos reforçando o policiamento com unidades do Comando de Missões Especiais e do Comando de Policiamento Especializado”, frisou o coronel Wellington Araújo.
O vice-prefeito de São José de Ribamar, Natércio, Santos também acompanhou a mobilização. “É uma grande operação a mando do governador Carlos Brandão e do secretário de segurança Maurício Martins para trazer a paz. A Prefeitura, assim como todos os vereadores de São José de Ribamar, estão à disposição para dar suporte à polícia para acabar com a criminalidade”.
Do Comando de Missões Especializadas (CME) participam os batalhões de Operações Especiais (Bope), de Choque (BPChoque), Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam) e Cavalaria. “Esses grupos vão atuar, conforme determinação do secretário, por tempo indeterminado e com ações 24 horas por dia”, destacou o comandante do CME, tenente-coronel Onildo Sampaio.
O Comando de Policiamento Especializado, por outro lado, intensifica as ações da segurança em Ribamar por meio do Batalhão de Motopatrulhamento (1º BMT). Grupos Táticos Móveis (GTM) também vão auxiliar em um trabalho que já é desenvolvido diuturnamente pelos 13º e 43º Batalhões de Polícia Militar, ambos subordinados ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).
A intensificação do policiamento ostensivo em São José de Ribamar por meio de grupos especializados da PMMA ocorre como parte da Operação Saturação, que vem sendo realizada em diferentes áreas da Grande Ilha para combater todos os tipos de crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário