segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Dr. Gutemberg alerta que a obesidade é a doença do século

 


"Combater e prevenir a obesidade é dever de todos : sociedade, escolas, poder público e equipe de saúde multidisciplinar", afirma o médico Dr. Gutemberg, que sabe exatamente o que prega. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Dr. Gutemberg coordena há 20 anos o serviço de cirurgia bariátrica do hospital Universitário (HU-UFMA), que trata cirurgicamente pacientes com obesidade mórbida. 

Dr. Gutemberg, que também é vereador de São Luís, ressalta ainda que a obesidade é a doença do século e como tal deve ser vista e  sem nenhum preconceito.  Nesta quarta-feira, dia 11 de outubro, é celebrado o Dia Nacional de Combate à Obesidade.

"A obesidade é realmente a doença do século  que traz consigo pelo menos 40 outras doenças com destaque para hipertensão e diabetes", disse Dr. Gutemberg. 


Para ajudar no combate à obesidade, na Câmara Municipal de São Luís, Dr. Gutemberg criou várias Leis na Câmara Municipal de São Luís. 

Ele é autor do programa Municipal de Prevenção e Controle de Obesidade em crianças e adolescentes; criou também a Lei que institui a ‘Semana Municipal de Combate à Obesidade Mórbida’; e Lei que desobriga os passageiros obesos de utilizarem as catracas dos ônibus que integram o sistema de Transporte Público.

O médico e parlamentar explica que a obesidade é o excesso de gordura corporal em quantidade que determine prejuízos à saúde, levando ao surgimento de outras doenças crônicas. 

“Dentre os fatores que causam a obesidade estão: a alimentação inadequada, sedentarismo, fatores fisiológicos, genéticos, os psicológicos entre outros. Mais da metade da população brasileira está com excesso de peso. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. É realmente a doença do século.  A doença pode ser contornada quando se busca um tratamento e o apoio do profissional adequado para retornar à vida saudável. O Poder Público, também, precisa fazer a sua parte ajudando a efetivar as políticas públicas de combate à obesidade”, disse Dr. Gutemberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário