segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Segunda edição do Cuidar de Todos Oftalmo beneficia pessoas na Liberdade e na Cohama


 

A segunda edição do Cuidar de Todos Oftalmo contemplou as populações dos bairros da Cohama e da Liberdade, em São Luís. Durante este sábado (21) os moradores puderam realizar consultas e, de imediato, encomendar os óculos de forma gratuita. A ação de saúde pública promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), aconteceu na Unidade Integrada Maria Firmina dos Reis (Cohama) e no Centro de Ensino Estado do Pará (Liberdade).

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, fala da relevância do Cuidar de Todos, também como forma de reduzir as filas de consultas.

"A gente sabe que depois da pandemia tem muita demanda represada, a gente precisa cuidar dela e esse é o compromisso do governador Carlos Brandão, que contou a parceira do deputado federal Duarte Júnior. Vamos reduzir a fila de consultas para que possamos garantir a essas pessoas o cuidado com a saúde", explicou Tiago Fernandes.

O mutirão oftalmológico para atendimentos dos usurários do Sistema Único de Saúde (SUS) tinha previsão de atender cerca de 500 pessoas. Foram entregues inicialmente 250 senhas para cada local.

Uma das metas do Cuidar de Todos Oftalmo é reduzir as filas de espera para consultas no SUS. Além disso, contribui para diminuir os índices de complicações na visão, pois a espera pode agravar o estágio de alguns distúrbios oculares. O mutirão também facilita o acesso para pacientes idosos ou que possuem baixa visão.

A primeira edição do Programa realizada no dia 1º do corrente mês, assistiu 908 pessoas entre as regiões da Cidade Olímpica e Anil com 608 doados e 190 encaminhamentos para cirurgia.

Cuidar de Todos

O programa Cuidar de Todos consiste em um pacto de cooperação entre a gestão estadual e municipal, com vistas na melhoria dos resultados dos indicadores de saúde para os maranhenses. Isso significa dizer, que o Governo do Maranhão está atuando e investindo para auxiliar os municípios no atendimento da Atenção Primária de Saúde (APS) – porta de entrada da assistência à saúde dos cidadãos e responsável pela promoção e proteção do bem-estar, no diagnóstico e tratamento dos cidadãos, além de prevenção de agravos, redução de danos, reabilitação e manutenção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário