quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Governo lança Campanha Novembro Azul com ação de saúde

 

Com o tema “Cuidado integral em todos os ciclos da vida”, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou nesta quarta-feira (8) a Campanha Novembro Azul. A ação busca sensibilizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde. A abertura aconteceu, simultaneamente, na Praça Deodoro, com ações de saúde, e no Hospital Dr. Carlos Macieira, referência da rede estadual para atendimentos de alta complexidade. 

“A campanha, para além da prevenção contra o câncer, tem o objetivo de incentivar o cuidado integral em todos os ciclos de vida. É por isso que ao longo deste mês vamos intensificar as ações de prevenção e incentivo aos hábitos saudáveis, envolvendo da criança ao idoso”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.


O público presente na ação realizada na Praça Deodoro encontrou serviços de consulta médica com clínico geral, nutricionista, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites para prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis e aferição de glicemia e pressão arterial. O lançamento da Campanha foi integrado à Ação Resgate, que ocorre mensalmente com foco na população em situação de rua.  

“A perspectiva é chamarmos atenção para os cuidados em todos os ciclos de vida, falando da saúde integral do homem, porque a gente precisa intensificar a prevenção. A ideia é que esse público busque os serviços de saúde antes do adoecimento em si”, explicou a chefe do Departamento de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso da SES, Claudiana Cordeiro.

“Com a agenda conjunta, trabalhamos essa ideia de que o cuidado precisa acontecer do nascimento a fase adulta. E caso alguém do público tenha dependência química e manifeste o desejo de internação, nós estamos prontos apara acolher essa pessoa”, afirmou o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Estadual da SES, Marcelo Costa. 

Paralela às atividades ofertadas na Praça Deodoro, no Hospital Dr. Carlos Macieira, foi realizada a palestra “Novembro Azul: quem se cuida sempre vence”, voltada para os profissionais da unidade, que é referência em atendimento de alta complexidade na rede estadual de saúde. 

“O adolescente [menino] se consulta 18 vezes menos, 50% dos homens acima dos 40 anos nunca fizeram PSA, e 60% nunca fizeram o toque retal. Então é importante que se faça prevenção para revertemos esses números, afinal, no caso do câncer de próstata, a chance de cura é 92% apenas para as descobertas precoces”, esclareceu o urologista Paulo Roberto Marques durante a palestra. 

Ao longo de todo o mês de novembro, a SES intensificará as ações educativas e de assistência sobre os cuidados integrais de rotina de promoção do gerenciamento de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis, cuidados com a saúde mental, prevenção do câncer, promoção de hábitos saudáveis, entre outros. 

Atendimentos
De acordo com os dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o Maranhão registrou 1.888.298 atendimentos individuais do sexo masculino na Atenção Primária em Saúde no ano de 2023. A rede de Policlínicas realizou 12.301 atendimentos de consultas e 3.501 procedimentos urológicas, de janeiro a setembro de 2023, no estado. 

Vale destacar que a principal porta de entrada para atendimento ao homem é a unidade básica de saúde dos municípios, que devem prevenir agravos. As policlínicas são as unidades da rede estadual para atendimento especializado. Em São Luís, as unidades Diamante, Coroadinho, Vinhais e do Idoso oferecem atendimentos em Urologia e, no interior do estado, a especialidade é disponibilizada nas policlínicas Açailândia, Imperatriz e Codó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário