A Polícia Militar de Mato Grosso prendeu, nesta quarta-feira (12), três homens e uma mulher suspeitos de envolvimento em um esquema de extração e transporte ilegal de minérios e ouro no município de Confresa (MT).
Entre os detidos está um prefeito da cidade de Centro Novo do Maranhão, que, segundo a polícia, já possui passagem por extração irregular de recursos minerais da União.
A prisão ocorreu durante uma fiscalização de trânsito realizada em apoio à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT), na rodovia MT-430. Os policiais abordaram uma caminhonete Ford Ranger preta, ocupada pelos quatro suspeitos.
Durante a abordagem, o grupo apresentou versões contraditórias sobre o destino e a origem da viagem. Após insistência dos agentes, o prefeito confessou que eles retornavam de uma região de garimpo, no município de Paranaíta (MT).
Na vistoria do veículo, os militares encontraram sacolas com fragmentos de minérios e cerca de 10 gramas de ouro. Também foram apreendidos celulares, rádios comunicadores, aparelhos eletrônicos, notas fiscais de combustível e uma agenda com anotações em idioma indígena, contendo listas de materiais relacionados à extração mineral, o que levantou suspeitas de que a atividade ocorresse em território indígena.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que fará a análise para confirmar o tipo de minério encontrado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário