quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Condenada por fraude em licitação, ex-prefeita do MA é presa no RJ

 


A ex-prefeita de Serrano do Maranhão Maria Donária Moura Rodrigues, que estava foragida no Rio de Janeiro, foi presa na terça-feira, 18, por policiais civis da Delegacia de Defraudações (DDEF). Ela foi localizada na região de Campo Grande, na Zona Oeste, onde vivia escondida há cerca de um ano. Contra Donária havia um mandado de prisão definitivo pelos crimes de fraude em licitação e associação criminosa.

Segundo as investigações, entre 2013 e 2016, durante sua gestão à frente da Prefeitura de Serrano do Maranhão, a ex-gestora teria manipulado processos licitatórios com o objetivo de favorecer empresas previamente selecionadas. Os contratos envolviam serviços de recuperação de estradas e locação de veículos.

O processo no qual foi condenada aponta que Donária e outros envolvidos praticaram uma série de atos de improbidade administrativa, articulando ajustes e combinações para eliminar a competitividade das licitações e garantir vantagens indevidas. O prejuízo causado aos cofres públicos ultrapassou R$ 600 mil.

Após a captura, os agentes cumpriram o mandado de prisão condenatória que lhe impôs a pena de nove anos, nove meses e 15 dias de reclusão. A ex-prefeita foi encaminhada ao sistema penitenciário fluminense, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário