A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) inicia nesta quarta-feira, 12, a fase de testes com o primeiro ônibus 100% elétrico da Grande Ilha. O veículo vai operar em uma linha provisória do transporte semiurbano, criada especialmente para essa etapa, com o objetivo de avaliar o desempenho operacional, a autonomia e os benefícios ambientais e tecnológicos do modelo.
O ônibus vai percorrer uma rota de aproximadamente 69 quilômetros, passando por diferentes regiões da Grande Ilha. A linha foi planejada para que o maior número possível de passageiros possa experimentar um novo conceito de mobilidade urbana, mais moderno e sustentável.
Entre os diferenciais, o veículo conta com ar-condicionado, internet via Starlink, câmeras e painel de monitoramento, carregadores USB nas barras e assentos, além de microfone interno de comunicação. O ônibus ainda possui painel em LED com informações e vídeos e rampa de acesso para pessoas com deficiência.
Totalmente movido a energia elétrica, o modelo garante zero emissão de gases poluentes, redução de ruídos e menor custo operacional em relação aos veículos a diesel. Os resultados dessa operação experimental vão orientar a MOB sobre a viabilidade de adoção dessa tecnologia no sistema semiurbano — os ônibus que operam sob gestão do Governo do Estado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário