quarta-feira, 14 de junho de 2023

Governo lança campanha Junho Vermelho e aposta no gesto de amor para salvar mais vidas

 


No Dia Mundial do Doador de Sangue, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou, nesta quarta-feira (14), a campanha Junho Vermelho, no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), localizado no bairro da Jordoa, São Luís (MA). Com o tema “Vem doar sozinho ou com seu amor”, o objetivo é conquistar novos doadores e convocar os doadores regulares.

“Sangue é vida e salva vidas. A doação regular de sangue pelos doares garante a manutenção dos estoques no Estado. Para atender as demandas de forma satisfatória, o hemocentro teria que trabalhar com cerca de 300 doações diárias”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. 

Além de manter os doadores regulares, o Junho Vermelho busca sensibilizar novos doadores, uma vez que o Hemomar, atualmente, funciona com estoques mínimos, principalmente no período de férias e festas, quando há baixa no número de doações.

Segundo a direção do Hemomar, todas as quatro tipagens negativas de sangue (AB-, O-, A- e B) estão abaixo do crítico no estoque. As tipagens positivas também não estão no nível adequado, porém em situação estável, como por exemplo os estoques de sangue AB+ é considerado seguro, enquanto que o de B+, adequado.

De acordo com a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, a unidade tem trabalhado a sensibilização de novos doadores o durante todo o ano. “Temos atuado de forma intensa junto à população para mostrar a importância da doação de sangue e, com isso, de manter o abastecimento do estoque. Por isso fazemos essa sensibilização não apenas no mês de junho, mas também nos demais meses do ano”, pontuou.

Como estratégia para alcançar o maior número de pessoas possível, a SES contou com a presença da embaixadora da campanha, a influencer e palestrante Denize Cavalcante, além de apresentações culturais, como a Banda do 24º BIS, do Exército Brasileiro.

Quem quiser se tornar doador de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto.

Para aumentar as doações, além das campanhas, o Hemomar conta com instituições e órgãos parceiros e iniciativas como as coletas externas, que levam os ônibus até os doadores para facilitar a coleta.

Sobre as doações externas, foi disponibilizado o número de WhatsApp (98) 99232-8496 para agendamentos e informações.

A rede estadual é composta por hemonúcleos localizados nas cidades de São Luís, Balsas, Caxias, Pedreiras, Pinheiro, Imperatriz, Codó e Santa Inês.

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h. O hemonúcleo da capital funciona também aos sábados, das 7h30 às 12h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário