sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Governo do Maranhão avança com reforma de delegacias na capital e no interior


O Governo do Maranhão está executando um amplo plano de reestruturação de delegacias de polícia. Nesta primeira fase, 50 distritos policiais devem ser entregues completamente reformados. Neste sentido, o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, e o secretário de Governo, Márcio Machado, vistoriaram, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), as obras que estão em andamento, em ritmo acelerado, em São Luís e São José de Ribamar.

O plano de reestruturação de delegacias de polícia foi anunciado pelo governador Carlos Brandão em abril deste ano e tem como principal objetivo proporcionar melhores condições de trabalho para delegados, investigadores, escrivães, comissários e outros agentes da Polícia Civil, ao mesmo tempo em que busca otimizar o atendimento à população em geral.

“Este é um trabalho importante para que os policiais tenham um local adequado para trabalhar, e a população um lugar saudável para levar suas demandas. Com isso, vamos dar a infraestrutura necessária para que a nossa força policial continue trabalhando pela redução da criminalidade em nosso estado”, destaca o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins.

O secretário de Governo, Márcio Machado, que executa o plano de reestruturação das delegacias de polícia, em parceria com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, disse que a iniciativa é importante para o desenvolvimento do Maranhão. “Este é um investimento muito importante e que vai acrescentar em muito à segurança de nosso estado. Representa a força que o governo Brandão está empenhando para que tenhamos um Maranhão mais seguro”, ressaltou.

Obras aceleradas

Em São Luís, os secretários visitaram as obras em curso nas delegacias de Roubos e Furtos e Roubos e Furtos de Veículos, na Vila Palmeira; o 13º Distrito Policial do Cohatrac e o Plantão Central, também no Cohatrac. De lá, eles seguiram para São José de Ribamar, onde visitaram a Delegacia Especial do Município.

A reforma em andamento na Delegacia de Roubos e Furtos é resultado de um projeto abrangente que está revitalizando completamente as instalações. Desde o piso até o teto, todas as áreas da delegacia estão sendo renovadas e melhoradas. Isso inclui a substituição de pisos desgastados, a modernização de sistemas elétricos e hidráulicos, a pintura das paredes, manutenção de portas, janelas e do telhado, entre outras ações.

A Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos também está passando por uma grande transformação. Lá, os operários estão trabalhando na parte de revestimento, esquadrias, manutenção nas redes elétrica e hidrossanitária, tudo com o objetivo de proporcionar mais qualidade ao ambiente, de modo a deixá-lo propício para o trabalho executado pelo efetivo policial e prestação de serviço à comunidade.

“Este plano de reforma de delegacias que está sendo executado é de grande valia, de grande importância para a valorização do trabalho dos policiais, que se sentem mais motivados para trabalhar e exercer, com dignidade, sua função de garantidor da ordem e da justiça”, enfatiza Alessandro Gomes de Castro, delegado-geral administrativo da Polícia Civil do Maranhão, que acompanhou as vistorias.

No 13º Distrito Policial do Cohatrac, as equipes empenharam esforços para a revitalização do pátio e estacionamento, que apresentavam desnível. Já foi realizada pintura interna e externa e todo o sistema de iluminação passou por adequações, pois apresentava problemas e deixava às escuras a fachada. Além disso, todo o forro recebeu a devida manutenção, dando fim às infiltrações.

“Essa reforma traz salubridade e nos estimula a trabalhar ainda mais em prol da população. As intervenções que estão sendo feitas vão dar uma outra imagem para a nossa unidade”, analisa o delegado titular do 13º Distrito Policial do Cohatrac, Jacqueson Ferreira.

Vizinho ao 13º DP, o Plantão Central do Cohatrac também está com obras bastante avançadas, acima de 90%. A unidade já recebeu pintura nova, tanto interna quanto externa, teve sua parte elétrica e hidráulica revista, assim como teto, forro e esquadrias. Prestes a ser finalizada, agora a obra está em fase de ajustes.

A Delegacia Especial de São José de Ribamar também está recebendo a mesma atenção. A unidade já passou por reparos na rede elétrica e hidrossanitária e teve o revestimento da cozinha revitalizado, assim como a fachada e todos os ambientes internos, que receberam nova pintura. Portas e janelas passaram por manutenção, bem como a laje foi impermeabilizada e agora está preparada para o período chuvoso. A estrutura da caixa d’água foi reforçada e houve poda e capina.

“Agradecemos aos secretários e ao governador por essas intervenções que estão sendo feitas, não somente aqui, mas em todo o estado. Essas reformas incentivam o trabalho policial, dão mais dignidade ao exercício de nossa profissão, e, além disso, contribuem para o atendimento à população”, pontua o titular da Delegacia Especial de São José de Ribamar, Jader Alves.

 

Plano de reestruturação de delegacias

O plano de reestruturação de delegacias foi anunciado em abril pelo governador Carlos Brandão. Nesses seis meses que se passaram, as intervenções já foram iniciadas em várias unidades, tanto em São Luís quanto no interior do estado. A primeira a ser entregue foi a Delegacia Especial da Mulher de Timon.

Além das que foram vistoriadas, também estão passando por intervenções, na capital, o Plantão Central do Itaqui-Bacanga; o 7º Distrito Policial, no Turu; o 15º Distrito Policial, no São Raimundo; e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, no Centro. Já no interior do estado, as obras também foram iniciadas nas delegacias de Axixá, Bacabeira, Buriti, Guimarães e Viana e na 12ª Delegacia de São João dos Patos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário