O governador Carlos Brandão apresentou, nesta terça-feira (29), para a imprensa e o trade turístico, em São Paulo, a programação do São João do Maranhão 2025. Na ocasião, houve o lançamento do Bumba Meu São João, evento que integra o período junino no estado e que ocorrerá entre 12 e 18 de junho, em São Luís. Além do tradicional bumba meu boi, cacuriá e quadrilhas, a festa estará recheada de grandes nomes da música brasileira, como Henrique e Juliano, Nattan, Chitãozinho e Xororó, entre outros.
O evento foi realizado pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Cultura (Secma), de Comunicação (Secom) e do Turismo (Setur). O momento representa o fortalecimento da identidade e da cultura regionais, que ganhou espaço como manifestação de grande expressão da cultura brasileira em todo o mundo.
“Serão cerca de 65 dias de festa. Vamos começar as prévias agora em maio e seguiremos até julho. Nós temos uma diversidade cultural incrível, provavelmente a mais rica do Brasil. Foi isso que trouxemos para São Paulo e foi um sucesso. Um sucesso que já vem se repetindo desde os últimos festejos, quando nosso turismo cresceu 44%, gerando emprego, renda, aquecendo toda a economia", destacou o governador.
A apresentação do maior São João do mundo contou com a presença de mais de 50 operadoras de turismo, além de influenciadores digitais.
Atrativo para a economia e as brincadeiras locais
Quem esteve no evento acompanhou uma detalhada apresentação que trouxe, como novidade, o aumento do cachê para os artistas locais em 30%, após 12 anos sem nenhuma alteração. No total, mais de 700 atrações serão contempladas que vão se dividir em mais de 40 arraiais apoiados pela gestão estadual, além dos arraiais tradicionais e os regionais, totalizando mais de mil apresentações.
Espaços consagrados da cultura maranhense e elogiados pelo público, como os arraiais do Ipem, da Vila Palmeira e do Parque da Juçara também estão garantidos. A projeção é de que mais de R$ 15 milhões de reais serão investidos somente nas atrações locais.
Bumba Meu São João
Outro destaque da temporada é o Bumba Meu São João, que na edição 2025 acontecerá entre os dias 12 e 18 de junho. A receita de sucesso que garantiu público recorde está mantida e, entre as atrações confirmadas para se apresentar no palco junino estão artistas como: Natanzinho Lima, Grelo, Henry Freitas, Henrique e Juliano, Chitãozinho e Xororó, Nattan, Kaká e Pedrinho, Pablo e Xand Avião.
O Bumba meu São João será realizado no Estádio Castelão, no Outeiro da Cruz, em São Luís, local em que o público também cantará grandes sucessos com nomes consagrados da música como: Wesley Safadão, Taty Girl, Zezé di Camargo, Ana Castela, Gustavo Mioto e Jonas Esticado.
Intervenção cultural na Avenida Paulista
O lançamento do maior São João do Mundo na capital paulista contou ainda com diversas atrações em pontos turísticos da metrópole, como o Parque do Ibirapuera e o vão da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), que teve apresentações do Boi dos Sonhos, Boi de Maracanã e da Companhia Barrica.
Fé, cultura e devoção
Além do forte traço cultural impresso nos ritmos e na dança, uma das marcas do Bumba-meu-boi é a diversidade de sotaques, de cores e a alegria envolvente que empolga e encanta os espectadores, principalmente no tradicional São João do Maranhão.
O São João do Maranhão destaca-se nacionalmente pela mistura folclórica e cultural que reúne em uma grande festa tradições de origens indígenas e africanas.
As atrações incluem cinco sotaques diferentes de Bumba-meu-boi, a atração mais característica do período junino maranhense, além do cacuriá, quadrilha, grupos de tambor de crioula, entre outras manifestações culturais.
O Bumba boi é uma das maiores expressões culturais do São João do Maranhão e com a temporada junina chegando, os grupos já se preparam para as apresentações que ocorrem durante a época em todo o estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário