Deputados que integram a base de apoio do governador Carlos Brandão terão suas desfiliações feitas pela direção estadual sem nenhum tipo de sanção.
Já tinham sido expulsos da legenda os deputados Davi Brandão, Florêncio Neto, Antonio Pereira, Daniella, Andreia Rezende e Adelmo Soares. Ficaram apenas Ariston, Francisco Nagib e a presidente da Alema, Iracema Vale.
Uma decisão liminar do juiz Gustavo Henrique Silva Medeiros, da 12ª Vara Cível de São Luís, tornou sem efeito as expulsões dos seis deputados governistas.
Para evitar uma batalha jurídica, um acordo foi feito em que os deputados Iracema Vale, Florêncio Neto, Davi Brandão, Francisco Nagib, Antonio Pereira, Daniella, Andreia Rezende e Adelmo Soares já poderão sair do PSB antes de abrir a janela partidária.
A maioria dos parlamentares devem ter como destino o MDB, sem qualquer tipo de questionamento por infidelidade partidária.
A exceção é o deputado Ariston, que deve se filiar ao Mobiliza, sigla que já comporta familiares políticos do deputado.
Em troca, o PSB participará do bloco de oposição junto com o PCdoB e demais partidos da federação, formando um bloco com sete deputados: Othelino Neto, Fernando Braide, Rodrigo Lago, Carlos Lula, Leandro Bello, Júlio Mendonça e Ricardo Rios, o que garantirá vaga em todas as Comissões da Assembleia.
O acordo foi conduzido pelo deputado Carlos Lula, que é advogado e especialista em Direito Eleitoral.

Nenhum comentário:
Postar um comentário