segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Acolhida a estudantes, pais e professores marca volta às aulas nas escolas da rede estadual de ensino

 

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início ao ano letivo de 2024 nas escolas da rede pública estadual. Na maioria das escolas estudantes, professores e pais foram recebidos com a tradicional acolhida, um momento importante para que todos fortaleçam ainda mais os vínculos com o ambiente escolar.

“Vamos fazer da nossa sala de aula um ambiente ainda mais inspirador, um ambiente ético. Que possamos ajudar todos vocês, estudantes da rede pública estadual, a se tornarem pessoas cada vez melhores. À toda comunidade escolar, o meu mais caloroso abraço e agradecimento. Obrigado, pais, por compartilhar um pouco da vida dos filhos de vocês conosco. Vamos com tudo para esse ano letivo”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Cerca de 1.300 espaços escolares da rede pública estadual receberão mais de 300 mil estudantes, para uma jornada rumo ao ensino e à aprendizagem. Os estudantes estão matriculados em espaços escolares nos 217 municípios do estado e organizados institucionalmente em 19 Unidades Regionais de Educação (URE).

A gestora da Creche da Liberdade, Marcia porto, falou de sua alegria ao receber as crianças na escola. “Para nós, é motivo de muita felicidade porque a instituição só tem razão de ser se os bebês e as crianças estiverem aqui. Estávamos aguardando muito esse momento. Foi um mês de muito planejamento, organização e estamos muito felizes, com muitas expectativas de que teremos um ano letivo exitoso”, relatou.

Zélia Mota, professora da Creche da Liberdade, ressaltou a importância do acolhimento para fortalecer o vínculo escolar. “Inicialmente, preparamos um momento de acolhida, onde as crianças possam se sentir realmente interessadas em tudo que nós propomos, com espaços diversificados, respeitando a infância, que é um momento de fundamental importância na vida dela. Nós esperamos que todas saiam realmente se sentindo acolhidas nesse primeiro momento”, expressou.

No Cejol, a comunidade escolar foi recebida de forma calorosa. 

Guia do Estudante

A Secretaria de Estado da Educação tem novidade para os estudantes do 1º ano do ensino médio. Trata-se do Guia do Estudante, com o objetivo de auxiliá-los a entender melhor a arquitetura curricular do nosso estado e conhecer o percurso formativo que irão traçar ao longo dos 3 anos do ensino médio, nas escolas da rede.

O guia aborda pontos como: Formação Geral Básica; Parte Diversificada do Currículo; Sistema de Avaliação; Protagonismo Estudantil; além de programas como Mais Grêmio e Mais Estágios; e ainda acena para uma novidade aos estudantes: o programa Pé de Meia, do governo federal.

Cerca de 61 mil estudantes ingressarão no ensino médio da rede pública estadual em 2024 e receberão esse documento de linguagem acessível, inclusiva e engajadora que visa facilitar a conexão do estudante com o nível de ensino e o sentimento de pertencimento escolar. A entrega do Guia do Estudante do ensino médio reforça mais um compromisso da Seduc com o aprendizado significativo dos nossos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário