sábado, 22 de fevereiro de 2025

Em reunião da CIB, gestores discutem vacinação conta dengue e o fortalecimento das coberturas vacinais


O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, coordenou a segunda reunião de 2025 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nesta sexta-feira (21), no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em São Luís (MA). O encontro reuniu representantes da SES e gestores municipais para pactuações, inclusive sobre a atualização da estratégia de vacinação contra dengue e o fortalecimento das coberturas vacinais no estado.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, a temática está alinhada com o Ministério da Saúde que vem discutindo com as unidades federativas o fortalecimento do esquema vacinal e reforço das estratégias de enfrentamento contra a dengue e demais arboviroses.

"O Ministério da Saúde tem feito o chamamento para que os municípios que receberam doses para vacinação contra dengue estejam fortalecendo as ações de busca ativa dos públicos-alvo para primeira e segunda dose. Dessa maneira vamos evitar óbitos em decorrência da doença, mantendo protegidos aqueles que devem ser imunizados", afirmou o secretário Tiago Fernandes.

A distribuição da vacina contra dengue obedeceu aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Além disso, as ações de imunização precisam continuar a caminhar ao lado das ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika vírus. Por isso, é importante estar atento aos locais com água parada, descarte seguro do lixo, assim como o uso de repelentes enquanto medida individual preventiva e protetiva.

Outro destaque na segunda reunião da CIB de 2025 foram os preparativos para a intensificação das estratégias de vacinação contra influenza no Maranhão. De acordo com a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, Deborah Campos, o público prioritário são as crianças maiores de seis meses, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Febre amarela

A segunda reunião da CIB de 2025 também levantou debate sobre a urgência de os municípios estarem atualizando a situação epidemiológica, estratégias de vigilância e intensificação da vacinação contra febre amarela. O alerta se deve ao aumento de casos das doenças no país, em especial nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

Arboviroses

Ainda durante a reunião, foi mencionado o panorama dos casos notificados em 2025, desafios no enfrentamento das dengue, chikungunya e zika vírus, além das ações de controle vetorial e manejo clínico, estratégias de vigilância e intensificação da vacinação. A razão se deve à subnotificação dos casos de dengue no estado, consequentemente das demais arboviroses.

De acordo com o painel, de 18 de fevereiro de 2025, foram notificados 670 casos prováveis de dengue, destes 164 confirmados no estado. Quanto à chikungunya, o Monitora informou que foram notificados 89 casos suspeitos e confirmados 10 casos no Maranhão. Sobre o zika vírus, observou-se que foram notificados 27 casos suspeitos da doença e nenhum caso confirmado até o momento.

Vírus respiratórios

Outro destaque na reunião foi o monitoramento da circulação viral no estado, incluindo a influenza, covid-19 e outros vírus respiratórios, bem como as suas estratégias de prevenção e imunização. Para isso, foi reforçado junto aos gestores na reunião a correta notificação dos casos de vírus respiratórios e o envio de amostras para identificação de sorotipo no Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA), referência laboratorial do SUS no estado.

Para auxiliar no manejo clínico e notificação, o Ministério da Saúde estará fazendo o envio de 90 mil testes rápidos contra covid-19 para o estado, que deverão ser redistribuídos para os 217 municípios.

Sobre o tema, a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão (COSEMS), e secretária de saúde do município de Vargem Grande, Taís Mesquita, enfatizou que a distribuição dos testes deverá ser de forma descentralizada. "O COSEMS se coloca à disposição para acionar os municípios a fim de termos respostas mais rápidas".

Compondo a mesa ao lado do secretário Tiago Fernandes e da presidente do COSEMS, a secretária de saúde do município de São Luís, Ana Carolina Marques Mitri da Costa, reiterou a necessidade de trabalhar para fortalecer a vacinação. "Estamos no período de sazonalidade, temos o desafio de trabalhar nossa vacinação para aumentar a cobertura de forma preventiva para que os impactos na internação hospitalar sejam menores".

Planejamento regional integrado

Também foi ponto de destaque na 2ª reunião da CIB o encontro com gestores das três macrorregiões de saúde do estado para elaboração do Plano de Ação do Planejamento Regional Integrado (PRI) na área da saúde. A agenda aconteceu entre os dias 11 e 14 de fevereiro, em São Luís, e reuniu 500 pessoas, entre gestores e técnicos municipais de saúde de 150 municípios maranhenses.

Nos meses de março e abril, a SES iniciará a segunda rodada de atividades com a Caravana do PRI, visitando a sede das três macrorregiões. O PRI consiste em ser um processo participativo que tem como objetivos o fortalecimento das Macrorregiões de Saúde por meio da Rede de Atenção à Saúde (RAS), visando também a construção de Planos Regionais, os quais servirão de base para a elaboração do Plano Estadual de Saúde.

Congresso Cuidar de Todos

Finalizando a reunião, o secretário Tiago Fernandes lembrou os presentes da realização do 2º Congresso Cuidar de Todos e do 2º Congresso de Saúde Coletiva do Maranhão e também da IV Mostra Científica da Secretaria de Estado da Saúde, que acontecerá de 8 a 10 abril deste ano, no Multicenter Sebrae, em São Luís (MA).

"Na ocasião, nós anunciaremos os municípios que conseguiram alcançar as metas do programa Cuidar de Todos na Atenção Primária e que receberão a premiação financeira. Das 19 regionais de saúde, 10 conseguiram a redução da mortalidade de forma uniforme. A Universidade Federal do Maranhão apresentou o relatório preliminar desses resultados", disse o secretário Tiago Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário