O Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) realizou, nessa quinta-feira (20), a primeira captação de múltiplos órgãos da Rede Estadual de Saúde. A medida faz parte dos investimos da Secretaria de Estado da Saúde na área de transplantes no Maranhão.
Os preparativos para a cirurgia foram iniciados às 19h30 e retirada dos órgãos ás 20 horas, finalizando próximo à meia-noite. Depois de feita a captação, fígado e rins foram levados para o HU-UFMA para implante. As córneas foram captadas pela OPO-HCM e levadas para preservação e transplante pelo Banco de Olhos do Hospital Universitário. O coração será enviado para o Banco de Tecidos de Curitiba para cirurgia de implante de válvulas.
Com a captação de múltiplos órgãos, o HCM tornou-se a primeira unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) a executar o procedimento no Maranhão. A intervenção foi possível após o hospital ter recebido liberação do Ministério da Saúde (MS), conforme Portaria nº 2.363, para a retirada e transplante de fígado e rim. Além destes, a família doadora também deu autorização para coleta de córneas e coração.
O doador é um paciente da unidade diagnosticado com morte encefálica decretada e que teve autorização da família para retirada e doação múltipla de órgãos. A cirurgia contou com o apoio de equipes de outros serviços de saúde, como a Organização de Procura de Órgãos (OPO-HCM), responsável pela captação das córneas, e do Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA), que realizou a retirada do coração para transplante.
Antes do procedimento ser executado, as equipes de cirurgiões e profissionais do HCM realizaram cortejo com paciente doador no trajeto entre o leito de UTI até o centro cirúrgico. O ato teve como objetivo prestar uma homenagem, com direito a minuto de silêncio em sinal de respeito.
HCM
O Hospital Dr. Carlos Macieira é uma unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde. Além de ter autorização para coleta e transplante de fígado e rins, o hospital é referência em procedimentos de alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário