terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Defesa de Bolsonaro pedirá impedimento de Zanin e Dino em julgamento sobre tentativa de golpe

 

O advogado Celso Vilardi, que comanda a defesa de Jair Bolsonaro (PL), pedirá que os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), não participem do julgamento do ex-presidente na Corte para analisar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre tentativa de golpe de Estado.

Vilardi esteve na tarde desta segunda-feira (24) na Corte para participar de uma audiência com presidente, do STF, Luís Roberto Barroso.

A audiência com Barroso durou cerca de 20 minutos. Segundo o Valor apurou, o advogado avisou o presidente da Corte que vai pedir para que a denúncia apresentada por Paulo Gonet seja julgada pelo plenário, e não pela Primeira Turma, em que participam apenas cinco dos 11 ministros. Pelo regimento interno da Corte, ações criminais são julgadas pelas turmas.

Vilardi também disse que pretende apontar o impedimento de Zanin e Dino, ambos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste terceiro mandato. Eles compõem a Primeira Turma, integrada também por Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

A PGR denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado na semana passada. Na peça entregue ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que o ex-presidente liderou uma organização criminosa que atuou para impedir a posse de Lula.


Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário