O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou o monitoramento da qualidade da água no Rio Tocantins, na divisa entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). O objetivo é garantir que a água continue dentro dos padrões exigidos e, se necessário, adotar medidas corretivas.
De acordo com o órgão, todas as análises realizadas até o momento pelos responsáveis pelo atendimento à emergência indicam ausência de alterações na qualidade da água do rio.
O DNIT elaborou e apresentou ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) um Plano de Ação de Emergência para reduzir os impactos do colapso da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226/MA/TO, ocorrido em 22 de dezembro.
Os detritos resultantes da implosão da estrutura remanescente da ponte são materiais inertes, ou seja, não sofrem transformações físicas, químicas ou biológicas ao entrar em contato com a água e não representam risco de poluição, segundo o DNIT.
Nos próximos dias, terá início o contrato de supervisão ambiental da reconstrução da ponte, que prevê um acompanhamento detalhado ao longo do ano. O objetivo é garantir que todas as medidas ambientais sejam rigorosamente cumpridas e que os impactos da obra sejam minimizados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário