segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

SES capacita profissionais de unidades urgência e emergência da Região Metropolitana sobre teste rápido para dengue

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu, nesta sexta-feira (7), capacitação para manejo do teste rápido para diagnóstico da dengue. Participaram do treinamento profissionais de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), maternidades e Hospitais de Urgência e Emergência da Região Metropolitana de São Luís.

A capacitação foi coordenada pelo Programa Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses e realizada no Instituto Oswaldo Cruz-Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (IOC/LACEN-MA), em São Luís (MA).

Ao todo, a SES distribuiu 7,9 mil testes rápidos para detecção da dengue. O envio foi iniciado no último dia 31 de janeiro deste ano e tem como destino as 18 Unidades Regionais de Saúde (URS), além dos municípios de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Alcântara, da Região Metropolitana.

O teste rápido é do tipo NS1 em Cassete, produzido pela empresa Hangzhou Alltest Biotech. Ele se assemelha ao de covid-19, do tipo imunoensaio cromatográfico rápido para a detecção qualitativa de antígeno NS1 do vírus da dengue em sangue total, soro e plasma. Os testes rápidos foram repassados pelo Ministério da Saúde visando ampliar o diagnóstico precoce da dengue. A coleta de amostras para análise laboratorial deverá ser feita entre o primeiro e quinto dia após o exame clínico realizado no paciente com sintomas clássicos da doença.

De acordo com o consultor do Ministério da Saúde, Marcos Cavalcante, a capacitação foi dividida em momento teórico e prático. "O objetivo é fazer um treinamento para que eles, os profissionais, saibam como utilizar o teste. Devido a quantidade que o estado recebeu, os testes foram encaminhados para unidades prioritárias, a princípio as de urgência e emergência, bem como maternidades, UPAs e hospitais de grande porte que são de urgência e emergência".

Neste primeiro momento, a capacitação contemplou as unidades de saúde situadas na Região Metropolitana, mas conforme a necessidade, ela deverá ser levada para outras localidades do Maranhão, seguindo a mesma logística de treinamento, de condução e orientação para manejo correto do teste rápido.

Gisele Sáfadi é supervisora das arboviroses no município de Paço do Lumiar e elogiou a iniciativa da SES. "Lá em Paço a gente já vem realizando desde o começo da semana passada, ações em campo conscientizando a população, porque não existe prevenção contra as arboviroses sem que a população interaja com a gente. A chegada dos testes rápidos facilita o fechamento de um quadro clínico, melhorando assim o nosso trabalho, tanto do enfermeiro, quanto da triagem".

O enfermeiro e supervisor do Hospital e Maternidade de São José de Ribamar, Haron Hanani, comentou sobre o atendimento. "Essa ligação entre o Governo do Estado e a Região Metropolitana e municípios é boa porque facilita o atendimento do paciente quando chega na nossa unidade, para que ele possa ser bem recebido, bem acolhido", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário