terça-feira, 15 de julho de 2025

Governo leva ações do Cuidar dos Olhos e do Cirurgias - Aqui a Fila Anda para a Região Tocantina

 

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está promovendo importantes ações de saúde nesta semana em Imperatriz, na Região Tocantina. Cerca de 500 pessoas serão beneficiadas com cirurgias oftalmológicas e na área de otorrinolaringologia. As ações acontecem no Hospital Macrorregional de Imperatriz Dra. Ruth Noleto e fazem parte dos programas “Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos” e “Cirurgias - Aqui a Fila Anda”, iniciativas que têm transformado a assistência à saúde no Maranhão.

Nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16) está sendo realizado o mutirão de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio, beneficiando 300 pessoas da região. Já nesta quarta-feira (16), será a vez da triagem para o mutirão de cirurgias em otorrinolaringologia, que contemplará 200 pacientes. As cirurgias de otorrino serão realizadas no final do mês de julho e início de agosto.

“Com essas ações, o Governo do Maranhão, sob a liderança do governador Carlos Brandão, reforça o compromisso de ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias, garantindo saúde com qualidade e agilidade para a população. São dois grandes programas que têm transformado a vida da população maranhense, levando a assistência a quem precisa”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O programa estadual Cuidar dos Olhos – Cirurgia e Óculos é responsável por mais de 350 mil atendimentos oftalmológicos em todo o Maranhão, com a distribuição gratuita de mais de 126 mil óculos para a população. Em 2024, foram realizadas quase 40 mil cirurgias oftalmológicas, consolidando a iniciativa como uma das principais ações de saúde visual do estado.

Somente em 2025, até o momento, já foram contabilizados aproximadamente 34 mil atendimentos, com a entrega de 13 mil óculos e a realização de cerca de 4.800 cirurgias de catarata.

Já o programa Cirurgias – Aqui a Fila Anda garantiu mais de 896 mil procedimentos ambulatoriais e hospitalares entre 2022 e 2024. O volume de cirurgias aumentou em 13% em 2024 em relação ao ano anterior e até abril de 2025 já foram realizados 103.327 procedimentos eletivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário