O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) a aplicação de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. A medida entra em vigor no dia 1º de agosto de 2025.
O comunicado foi feito por meio de uma carta publicada na rede social de Trump, a Truth Social, e endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o republicano, a decisão é uma resposta à forma como o Brasil tem conduzido a relação comercial com os EUA e, também, à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Trump classificou como “desgraça internacional” o julgamento de Bolsonaro e acusou o STF de censurar plataformas de mídia social americanas, ao emitir ordens que ele considera “secretas e ilegais”.
“Trata-se de uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente”, escreveu Trump. Ele ainda afirmou que o Brasil impõe barreiras comerciais e políticas injustas, prejudicando a relação bilateral, que segundo ele precisa ser “reavaliada”.
Essa foi a tarifa mais alta anunciada por Trump nesta semana, e marca uma nova escalada nas tensões comerciais entre os dois países. O governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário