quarta-feira, 27 de março de 2024

Confira quais serviços serão mantidos durante o feriado da Semana Santa

 

Conforme o calendário de feriados e pontos facultativos para os órgãos e entidades do Executivo Estadual, será ponto facultativo nesta quinta-feira (28) e feriado nacional na sexta-feira (29), datas que integram a Semana Santa. Durante esse período serão mantidos serviços essenciais que incluem atendimentos de urgência e emergência nas UPAs e funcionamento dos plantões de polícia.

Outros serviços também serão mantidos pela gestão estadual durante o feriadão, um deles é o atendimento no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) que funcionará na manhã de quinta-feira, das 7h30 às 12h, fechando na sexta-feira e reabrindo sábado, das 7h30 às 12h.

Os Restaurantes Populares funcionarão normalmente até a quinta-feira, fechando durante a sexta, sábado e domingo, reabrindo as portas na segunda-feira (1º de abril). As unidades do Shopping da Criança estarão fechadas durante o feriado e o atendimento será retomado na segunda-feira em Bacabal, e na terça-feira (2 de abril) em São Luís.

As diversas casas de cultura administradas pela gestão estadual estarão fechadas na sexta-feira, mas funcionarão normalmente durante o sábado para visitação pública. Os parques ambientais manterão o horário de funcionamento ao longo de todo o feriado.

Na parte da mobilidade, o Programa Travessia realizará normalmente os agendamentos já realizados para todo o período da Semana Santa, mas a marcação de viagens ocorrerá somente até esta quarta-feira (27) com retomada do agendamento na segunda. O Travessia oferece transporte gratuito, porta a porta, para pessoas com deficiência, crianças com doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes.

O feriadão vai mudar a rotina nos terminais de ferry boat da Ponta da Espera e do Cujupe. Para melhor atender a demanda projetada para o período, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) restringiu as vendas antecipadas e acrescentou horários alternativos de operação. Cada terminal tem programadas até 18 viagens por dia.

A Emap orienta que os passageiros que já possuem passagem comprada devem chegar aos terminais com pelo menos uma hora de antecedência. O fluxo de embarque poderá ser acompanhado de forma virtual, pelo perfil @navega.ma no Instagram, com informações sobre o tempo de espera para embarcar nos ferries e atualização em tempo real do filômetro.

Os demais órgãos e instituições públicas seguirão sem expediente a partir do ponto facultativo na quinta-feira e retomam as atividades na segunda-feira (1º). Nas unidades do Viva Procon não haverá expediente durante o feriado, mas eventuais denúncias de desrespeito aos direitos do consumidor poderão ser formalizadas pelo app Viva Procon, disponível tanto para o sistema Android quanto IOS.

Policiamento constante

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que todos os serviços essenciais serão mantidos durante o feriado prolongado de Páscoa no Maranhão, entre os dias 28 e 31 de março. A medida visa assegurar a proteção e a tranquilidade durante o período, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a segurança dos maranhenses.

A Polícia Militar do Maranhão estará à disposição com efetivo operacional nas ruas, atendendo aos chamados normalmente entre os dias de feriado em todo o estado, garantindo, assim, o combate à criminalidade e a segurança da população.

O Corpo de Bombeiros Militar seguirá em plantão 24h, com equipes na cobertura em todo o território maranhense. Em caso de emergência, a população poderá acionar o serviço pelo 193. Nas praias da Grande Ilha, também haverá reforço para garantir a segurança de todos os banhistas.

No caso da Defesa Civil, o atendimento também será em regime de plantão. O serviço poderá ser acionado por meio dos telefones 193 e (98) 98421-0091.

Durante o feriado, em caso de ocorrência, a população deverá procurar os plantões de Policia Civil da Região Metropolitana de São Luís (Cajazeiras, Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão, Itaqui-Bacanga e SHPP/Beira-Mar) e, no interior, se dirigir a uma das delegacias regionais, que funcionam 24h.

Mulheres vítimas de violência em razão de gênero poderão procurar, na Grande Ilha, o plantão da Delegacia da Mulher, localizado na Casa da Mulher Brasileira, no Jaracati. O funcionamento também é 24h. No interior, haverá equipe especializada para prosseguir com o atendimento à vítima nas regionais. O App Salve Maria Maranhão é uma alternativa em casos de emergência; nele há um botão que aciona viatura para atendimento imediato.

Boletins sobre quaisquer ocorrências também podem ser registrados virtualmente na Delegacia Online.

A Perícia Oficial terá equipe de plantão para atender as demandas que surgirem, tanto na Grande Ilha quanto em Imperatriz, com profissionais Instituto de Identificação do Maranhão (IDENT-MA), Instituto Laboratorial de Análises Forense (ILAF), Instituto de Criminalística (ICRIM) e Instituto Médico Legal (IML).

Na Região Metropolitana de São Luís, o CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) continuará como ponte entre a população e os serviços de emergência. Por meio do 190, podem ser acionadas as polícias Militar e Civil, SHPP, Perícia Oficial, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo (CTA).

O Disque-Denúncia, para casos que não sejam emergência, também estará em pleno funcionamento. Durante o período, podem ser feitas denúncia pelo telefone 181, de qualquer parte do Maranhão, pelo aplicativo Disque-Denúncia Maranhão (disponível para Android e iOS) e pelo site Disque-Denúncia. Sigilo garantido em todos os canais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário