sexta-feira, 22 de março de 2024

Oito cidades maranhenses decretam emergência por causa das chuvas

 

Oito municípios maranhenses decretaram situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que caíram no estado nos últimos dias. Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu e Trizidela do Vale estão em situação de emergência por causa das cheias dos rios Mearim, Pindaré e Itapecuru. De acordo com a Defesa Civil do estado, 438 famílias estão desabrigadas e 845 desalojadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas (amarelo e laranja) de chuvas intensas para as 217 cidades do Maranhão. Os alertas começaram na sexta-feira (22) e seguirão até às 10h deste sábado (23).

Segundo o Inmet, o alerta amarelo, que indica perigo potencial, deve afetar as regiões Norte, Leste, Centro e Sul maranhense. Nessas regiões, pode haver chuvas com volume de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhado com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

Já o alerta vermelho, que indica perigo, deve atingir as regiões Norte, Oeste, Centro e Sul do Maranhão com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, os temporais devem vir acompanhados de ventos intensos entre 60 a 100km/h.

Ainda nessas regiões, há ainda o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário