terça-feira, 26 de março de 2024

SES mobiliza população para doação de sangue durante a Semana Santa no Hemomar

Com o objetivo de fortalecer os estoques de sangue e hemocomponentes em razão do feriado prolongado da Semana Santa, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobiliza à população para realizar uma doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), responsável pela coordenação da hemorrede maranhense. Em períodos de comemoração com amplo fluxo de viajantes, tradicionalmente há baixa nos estoques.

O Hemomar fornece sangue e hemocomponentes a todas as unidades públicas de saúde, bem como parte da rede privada no Maranhão. Além disso, é responsável pelo acompanhamento a nível ambulatorial aos pacientes acometidos por doenças e síndromes hematológicas.

Para a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, a escassez de doadores se junta a uma possível alta na demanda emergencial. “Feriados são períodos em que sempre há uma baixa nos estoques. Há um duplo movimento que pressiona o Hemomar. Por um lado, temos uma diminuição no número de doadores durante os feriados prolongados e na semana subsequente. Inversamente a isso, há uma tendência ao aumento da demanda de hemocomponentes em atendimentos emergenciais. Por isso a doação nesta semana anterior é tão importante”, explica. 

O reforço é ainda mais importante tendo em vista que a instituição já iniciou a semana com baixos estoques. Segundo a coordenadora de captação de doadores do Hemomar, Misleny Silva, na segunda-feira (25) os estoques dos tipos O+, O-, A+, A- e AB- já se encontravam em estágio crítico. “O ideal é que possamos alcançar a meta de fecharmos a semana com níveis seguros. Para isso a colaboração da população é fundamental”, destacou. 

Horário de funcionamento

Durante o feriado prolongado, o Hemomar de São Luís e dos 8 hemonúcleos em cidades do interior funcionarão em horários diferenciados. Na quinta-feira (28), ponto facultativo, todas as unidades de coleta da hemorrede funcionarão das 7h30 às 12h. No sábado, apenas o Hemomar em São Luís funcionará das 7h30 às 12h. Na sexta-feira (29) e no domingo (31), todas as unidades estarão fechadas.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), da rede SES, é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Nenhum comentário:

Postar um comentário