quinta-feira, 21 de março de 2024

Operação Rota Sul II - Polícia Civil combate furto de energia em municípios do sul do Maranhão

Foram realizadas inspeções nas cidades de Imperatriz, Cidelândia, Davinópolis e Grajaú

A Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) da Polícia Civil realizou, entre os dias 11 e 15 de março, a “Operação Rota Sul II” de combate ao furto de energia elétrica nas cidades de Imperatriz, Cidelândia, Davinópolis e Grajaú, localizadas no sul do Maranhão. A ação foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD/SEIC), e contou com apoio da Perícia Oficial do Maranhão e das equipes da Equatorial Maranhão.

 - Distribuidora de energia elétrica que atua no Estado.

O objetivo da operação é combater as adulterações de equipamentos de medição e desvios de energia elétrica, além de ligações clandestinas conhecidas por gambiarras, identificando essas irregularidades e os responsáveis pelas intervenções. 

Ao longo da ação, foram realizadas 10 inspeções em unidades consumidoras localizadas tanto em zonas urbanas e rurais dos municípios alvo, resultando em uma prisão em flagrante. Além disso, foram encontrados vários transformadores ligados clandestinamente, bem como intervenções nos medidores e nos circuitos de medição.

Furto de energia: impactos no sistema elétrico e na segurança

O furto de energia, além de ser uma prática criminosa prevista em lei no artigo 155 do Código Penal, traz prejuízos para a população e para a concessionária de energia elétrica. As fraudes e o furtos podem causar interrupções no fornecimento de energia de serviços essenciais, como escolas e hospitais, já que consumidores ligados de forma clandestina acabam sobrecarregando o sistema elétrico, podendo causar acidentes com incêndios e explosões, colocando em risco segurança de todos.

Para a Distribuidora de Energia, o prejuízo acontece desde custos de materiais e mão de obra para recomposição das redes elétricas, até impactos no orçamento de ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico, além da arrecadação de impostos (ICMS e PIS/Cofins) que não foram pagos e poderiam ser revertidos em ações de saúde, educação, esporte e cultura para a comunidade.

É importante ressaltar que, furtar energia elétrica, seja por ligação clandestina ou adulteração do medidor, é considerado crime previsto em lei. Ao presenciar ou identificar essas irregularidades, denuncie para a Polícia Civil e também para a Equatorial Maranhão, pelo site: www.equatorialenergia.com.br ou pela Central de Atendimento 116 (ligação gratuita), sem necessidade de identificação por parte do denunciante. Depois de registrada a denúncia, a Distribuidora encaminha equipes para as inspeções conforme previsto na legislação do setor elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário