quarta-feira, 20 de março de 2024

Prefeitura e casa do prefeito de Cândido Mendes são alvos de operação policial

 

A prefeitura, a sede administrativa e a casa do prefeito do município de Cândido Mendes foram alvos de uma operação da Polícia Civil do Maranhão na manhã desta quarta-feira (20). Na ocasião, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos locais citados.

Segundo a polícia, no momento da ação, o prefeito do município José Bonifácio Rocha de Jesus (PL), não se encontrava na residência.

Além disso, a operação cumpriu mandados no município de Turiaçu, em uma empresa que presta serviços à prefeitura de Cândido Mendes. Simultaneamente, a casa de um servidor do município que mora em São Luís foi alvo da operação.

A operação foi expedida pelo desembargador José Joaquim Figueiredo, que acatou solicitação do Ministério Público do Maranhão.

No ano passado, o município de Cândido Mendes e José Joaquim Figueiredo, também conhecido como ‘Facinho’, ganharam repercussão nacional após escândalos.

Em agosto de 2023, o vereador Sababá Filho (PCdoB) rasgou sua carta de renúncia na Câmara e afirmou que recebeu R$  300 mil do prefeito Facinho para desistir do cargo. Em seguida, o vereador jogou a suposta propina pela janela da câmara.

Diante da repercussão do caso, o prefeito foi cassado, mas retornou ao poder no início de setembro de 2023 pela Justiça do Maranhão.

Entretanto, o prefeito foi mais uma vez afastado. Dessa vez, por decisão da juíza Bruna Athayde Barros, da comarca de Bacuri, que atendeu um pedido feito por uma ação popular.

No entanto, no começo de Março, a Justiça do Maranhão suspendeu a liminar que afastava Facinho do cargo de prefeito. Segundo a decisão do desembargador Cleones Carvalho Cunha, não havia legitimidade ativa para manter o afastamento do gestor municipal que acabou sendo reconduzido às funções administrativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário