O percentual de famílias endividadas no Brasil caiu para 76,1% em janeiro, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da CNC. O índice representa queda de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro e de 2 pontos percentuais na comparação anual.
Apesar da redução, 20,8% dos brasileiros comprometeram mais da metade da renda com dívidas, o maior percentual desde maio de 2024. Além disso, 15,9% da população se declarou “muito endividada”, ante 15,4% no final do ano passado.
O estudo também apontou queda no endividamento entre famílias com renda superior a dez salários mínimos (65,3%) e entre aquelas que ganham até três salários mínimos (79,5%). Já a inadimplência caiu apenas para quem recebe entre três e cinco salários mínimos, passando de 28,1% para 27,5%.
O cartão de crédito segue como a principal forma de endividamento, sendo usado por 83,9% dos consumidores, apesar da queda de 2,9 pontos percentuais em um ano. Em contrapartida, o uso do crédito pessoal subiu para 10,9%, e o dos carnês, para 16,8%.
Fonte: Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário