segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Brasil tem 14 casos confirmados de ingestão de metanol

 

O Ministério da Saúde informou neste sábado (4) que o Brasil registra 195 notificações de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas. Desses casos, 14 foram confirmados e 181 seguem em investigação. As informações foram encaminhadas pelos estados até as 16h ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).

O estado de São Paulo concentra a maior parte das ocorrências, com 162 notificações — sendo 14 confirmadas e 148 em análise. Também há registros suspeitos em Pernambuco (11), Mato Grosso do Sul (5), Paraná (3), Bahia (2), Goiás (2), Rio Grande do Sul (2), Distrito Federal (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (1), Mato Grosso (1), Rondônia (1), Piauí (1), Rio de Janeiro (1) e Paraíba (1).

Do total de notificações, 13 evoluíram para óbito, segundo o boletim do Ministério. Uma das mortes foi confirmada em São Paulo, que também registrou, na tarde deste sábado, um segundo óbito relacionado à intoxicação. Os demais falecimentos sob investigação estão distribuídos entre São Paulo (7), Pernambuco (3), Bahia (1) e Mato Grosso do Sul (1).

Em razão do aumento e da gravidade dos casos, o Ministério da Saúde determinou na última quarta-feira (1º) que estados e municípios notifiquem imediatamente qualquer suspeita de intoxicação por metanol. O objetivo é reforçar a vigilância epidemiológica e garantir respostas rápidas e eficazes.

No mesmo dia, a pasta instalou uma sala de situação para monitorar as ocorrências. De caráter extraordinário, essa estrutura permanecerá ativa enquanto persistirem o risco sanitário e a necessidade de acompanhamento nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário