terça-feira, 21 de outubro de 2025

Câmara realiza torneio de futebol feminino com 10 equipes e 150 atletas

 

A Câmara Municipal de São Luís, por meio da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Lazer (CECDL), em parceria com a Federação Maranhense de Futebol (FMF) e Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (SEMDEL), realizou, neste sábado (18), no Estádio Nhozinho Santos, a primeira edição do Torneio de Futebol Feminino Tânia Maranhão.

Com a participação de 10 equipes e 150 atletas da capital e do interior, o evento esportivo se consolidou como a maior competição da modalidade no estado. Das equipes que iniciaram a competição, apenas duas estiveram na disputa pelo título, sendo que uma delas consagrou-se a campeã. Não houve taxa de participação para participar do torneio.

Segurança aos torcedores e atletas

A cerimônia de abertura do torneio contou com a Banda de Música da Guarda Municipal, organização subordinada à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (SEMUSC), que tocou o Hino Nacional do Brasil e a louvação à São Luís.

Além disso, a Polícia Militar prestou apoio ao evento, garantindo a segurança para atletas e espectadores. Uma ambulância e uma equipe de socorristas da Faculdade Uninassau e do Corpo de Bombeiros, também estiveram de prontidão às margens do campo. 

Incentivo ao futebol feminino e Iniciativa focada na inclusão

A advogada Susan Lucena, interventora da Federação Maranhense de Futebol (FMF) e diretora da Casa da Mulher Brasileira do Maranhão (CMB), que tem forte atuação pública na defesa dos direitos das mulheres, também fez questão de destacar a importância do evento para o crescimento do futebol feminino local, acompanhando a tendência mundial.

"O objetivo deste torneio é promover o protagonismo feminino no esporte. Trata-se de uma modalidade que vem ganhando destaque, e essa competição evidencia que São Luís está seguindo a direção correta ao investir e apoiar as mulheres no esporte. Por meio da Comissão de Desporto, presidida pela vereadora Professora Magnólia, parabenizamos a Câmara Municipal por promover este evento, que representa a inclusão, o respeito e o empoderamento feminino na sociedade", afirmou. 

Fortalecimento da modalidade

O secretário Romário Barros, titular da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (SEMDEL), destacou o empenho de todos que contribuíram para a realização do torneio. Segundo ele, a iniciativa é uma ferramenta de inclusão, promoção da saúde, fortalecimento dos laços comunitários e estímulo à prática esportiva.

"A gente fica muito feliz em receber e proporcionar momentos como esses para essas mulheres que buscam o fortalecimento do futebol feminino. Ver o semblante de felicidade e de prazer em participar desse torneio não tem preço. Algumas delas, talvez, estejam pisando pela primeira vez no Nhozinho Santos, que é uma das praças esportivas com grandes histórias em nosso estado. É aquele dia que fica marcado em nossas vidas e na vida de todos elas", concluiu.

Organizado pela P12 Sports, com apoio da Faculdade UninassauMaxVetor, Só Saúde, SEMUSC, CREF/MA, Guarda Municipal, SECMA, Total Esporte e da GL Produções, o torneio de futebol amador durou mais de dez horas, em uma disputa acirrada, marcada por emoção e espírito esportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário