O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ampliou o acesso à saúde visual com a entrega de 363 óculos gratuitos a moradores do bairro do Anil, em São Luís. A ação, realizada nesta quarta-feira (8), integrou o Programa Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos e ocorreu no Iema Rio Anil (antigo Cintra).
O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, destacou que o programa faz parte de uma política mais ampla de cuidado e prevenção.
“Além de descentralizar o atendimento especializado em diversas áreas, o Governo do Maranhão amplia o acesso a ações que transformam a vida das pessoas. As pessoas voltam a ter sua autonomia e mais qualidade de vida”, afirmou o gestor.
Até chegar na etapa de entrega dos óculos, as pessoas atendidas passaram por triagens, consultas e exames oftalmológicos completos, com dilatação de pupila, refração ocular e avaliação com oftalmoscópio binocular indireto.
O Cuidar dos Olhos é um dos programas de maior alcance da atual gestão, consolidando uma política pública voltada à prevenção e ao tratamento das doenças oftalmológicas. Em dois anos, o programa alcançou cerca de 380 mil atendimentos, com 148 mil óculos entregues gratuitamente e 46.906 cirurgias de catarata e pterígio realizadas em todo o estado. Somente entre janeiro e julho deste ano, foram 44.182 atendimentos, 17.222 óculos entregues e 5.816 cirurgias.
Entre as pessoas beneficiadas está Conceição de Maria Soares, de 48 anos, moradora do Anil. Ela e o filho Daniel, de 10 anos, receberam óculos novos. “Eu via tudo embaçado e vivia com dor de cabeça. O Daniel também tinha dificuldade na escola. Agora, os dois conseguimos enxergar bem. Esse programa é uma bênção para quem não tem condição de pagar consulta e comprar óculos”, contou Conceição.
Saúde dos olhos e vascular A técnica de enfermagem Francilene Abreu, de 42 anos, contou que ficou feliz ao receber os novos óculos. “Eu já tinha miopia, mas não tinha conseguido comprar. Fiz o exame no mutirão e adorei o resultado, os óculos ficaram perfeitos”, disse.
No mesmo dia do mutirão oftalmológico, o programa Cirurgia Aqui, a Fila Anda realizou 280 atendimentos na especialidade de cirurgia vascular, voltados ao tratamento da Insuficiência Venosa Crônica, especialmente de varizes, e à escleroterapia, procedimento que melhora a circulação e reduz o desconforto nas pernas.
Francilene aproveitou para fazer a avaliação vascular e descobriu um trombo na perna. “Eu sentia dor e inchaço, mas não imaginava que fosse algo sério. O tratamento foi iniciado no mesmo dia e o médico marcou o retorno na Policlínica do PAM Diamante. Lá, foi identificado outro trombo, que também já foi tratado. Hoje estou bem e sem riscos. Foi um atendimento que cuidou de mim por inteiro”, comemorou a técnica.
Cirurgias – Aqui a Fila Anda
O programa integra a estratégia da SES de reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso da população a procedimentos especializados, fortalecendo a resolutividade da rede pública estadual.
Já foram realizados 896 mil procedimentos ambulatoriais e hospitalares desde 2022. Até abril deste ano, já soma mais de 103 mil procedimentos em todo o estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário