terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão está com baixo estoque

 


O Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Macma), localizada em São Luís, está com baixo estoque de leite devido à grande redução de mães disponíveis para a doação. A unidade está em busca de novas doadoras de leite materno. 

Atualmente, o banco de leite opera com a média de 2 litros de leite diários, quando o ideal seria 5 litros, para manter os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal em dieta plena com leite materno.

O leite coletado é especificamente destinado a crianças recém-nascidas internadas na UTI, especialmente aquelas prematuras. O processo de doação de leite se dá por meio de uma triagem para garantir a segurança do material. O leite passa por um processo de pasteurização e análise para garantir sua segurança antes de ser distribuído para os bebês prematuros.

Doação de frascos

Além das mães, a população pode ajudar na rede de apoio às mães que amamentam. Basta doar frascos de vidro (do tipo nescafé), nos tamanhos pequeno e médio, para o armazenamento do leite. Os frascos são utilizados pelo Banco de Leite para coleta, pasteurização e distribuição de leite humano para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. A entrega dos frascos pode ser feita na Macma ou através de agendamento por telefone. Os frascos de vidro doados passam por processo de lavagem e esterilização na unidade. Após os procedimentos de higienização, os potes serão utilizados.

Banco de Leite

O Banco de Leite da maternidade funciona na Avenida Jerônimo de Albuquerque, S/N – Cohab Anil I, em São Luís, de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Toda mulher que amamenta pode ser doadora. Para doação de frascos ou interesse em se tornar doadora, basta ligar ou mandar mensagem pelo WhatsApp (98) 99213-6886 ou (98) 3245-3457/3245/2757, que será agendada a visita de uma equipe para orientar a mãe sobre a higienização, massagem, extração e uso da bomba de extração e sua esterilização.

A equipe não faz extração do leite materno mas distribui os vidros para acondicionamento de leite e faz o recolhimento a cada sete dias na casa das mães. 

A Macma integra a rede de Estado da Saúde e é administrada pelo Instituto Acqua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário