A modernização da Segurança Pública avança em todo o Maranhão, com mais de 250 obras em execução ou já concluídas. Na Grande Ilha, esse processo contempla mais de 40 unidades policiais - metade delas já pronta e as demais em andamento - incluindo reformas em delegacias, batalhões e sedes administrativas, com foco em acessibilidade, estrutura moderna e novo mobiliários equipamentos de informática para reforçar o trabalho das forças de segurança e o atendimento à população.
“A segurança pública é uma prioridade para o Governo do Maranhão. Na Grande Ilha, dezenas de unidades já foram reformadas ou estão em fase final de modernização, dentro de um conjunto de cerca de 250 obras em todo o estado. Além da infraestrutura, também estão sendo feitos investimentos em capacitação, aquisição de viaturas e armamentos, videomonitoramento e inteligência, ações que fortalecem a estrutura e o trabalho das forças de segurança”, afirma o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
Entre as unidades já reestruturadas na Grande Ilha, região que compreende a capital, São Luís, e os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, estão: Plantão Cohatrac, 13º DP do Cohatrac, 7º DP do Turu, 15º DP do São Raimundo e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Delegacia de Roubos e Furtos e Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos.
A Delegacia Especial de São José de Ribamar, 3º DP do Radional, 10º DP do Coroadinho, 2º DP do João Paulo, Plantão Central do Maiobão, Delegacia Especial do Maiobão, Delegacia Especial de Paço do Lumiar, Seccional da Área Leste, 18º DP da Cidade Olímpica, Delegacia da Raposa e o Complexo de Segurança do Itaqui-Bacanga, que reúne o Plantão Central, 5º DP, Seccional da Área Sul e o 1º BPM também já foram reestruturadas.
Atualmente, estão em obras a Delegacia Especial da Cidade Operária, o Plantão Central da Cidade Operária, o novo prédio da SHPP, além das sedes da Superintendência de Investigações Criminais (Seic) e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc). Também estão em construção a nova sede do Plantão Central de São Luís e do 1º Distrito Policial. O governo também iniciou a reforma e vai entregar em breve o novo prédio da Polícia Civil.
Na Polícia Militar, já foram concluídas as reformas do 9º BPM (Vila Palmeira) e do 38º BPM (Liberdade). As obras também contemplam o Quartel do Comando Geral, no Calhau, e diversos outros batalhões da Grande Ilha.
Na Perícia Oficial, estão em andamento os trabalhos de reforma do IML, Instituto de Identificação (Ident), Instituto de Genética Forense (IGF) e Instituto de Perícia de Crianças e Adolescentes (IPCA). Será iniciada a obra da nova sede do Instituto Laboratorial de Análise Forense (Ilaf).
No Corpo de Bombeiros, foi entregue o prédio na região do Parque da Lagoa da Jansen, e está em construção a nova sede do CBMMA na capital, entre outras obras.
Também está em reforma o complexo da Secretaria da Segurança, onde já estão finalizados os serviços do Centro de Inteligência (CISP) e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Os prédios recebem acessibilidade, ampliações de espaço, climatização, pintura, redes elétricas, hidráulicas e sanitárias renovadas, novo mobiliário e equipamentos de informática. Essa transformação garante condições adequadas para o dia a dia de trabalho dos profissionais da segurança pública e conforto para quem busca pelos serviços.
Fique por dentro
Desde 2022, o Governo do Maranhão já entregou mais de 800 viaturas; nomeou mais de 1.400 policiais militares; mais de 100 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães; além de ter contratado novos peritos.
Os profissionais também vêm passando por constantes capacitações. Nos últimos três anos, também foram efetivadas 4.414 promoções na Polícia Militar e 706 no Corpo de Bombeiros, em reconhecimento ao trabalho e à dedicação dos militares na proteção da população maranhense.
O governo também ampliou o Ciops, dobrando o número de câmeras, agora equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de sinais identificadores de veículos.
O Centro de Inteligência da SSP teve suas ações expandidas com a aquisição de novas tecnologias e a implantação do Centro de Ensino e Pesquisa em Inteligência Policial, destinado à capacitação profissional.
A Polícia Civil também teve sua estrutura de inteligência modernizada e ampliada, com novos equipamentos de ponta e aprimoramento da infraestrutura física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário