A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) atendeu à recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e aprovou uma resolução que torna obrigatória a divulgação dos espelhos das provas escritas em todos os concursos para docentes da instituição de ensino superior. A medida foi formalizada por meio da Resolução nº 548 do Conselho Universitário da UFMA (Consun).
De acordo com a resolução, os candidatos devem ter acesso, em ambiente eletrônico, ao resultado da prova acompanhado do espelho, com os tópicos do ponto sorteado considerados indispensáveis pela comissão examinadora. A norma também estabelece que as provas escritas devem ser feitas em folhas com timbre da UFMA ou em papel almaço, devidamente carimbadas e rubricadas pelos membros da comissão.
A recomendação foi encaminhada pelo MPF em 2024, após análise de procedimentos relacionados à realização de concursos públicos da universidade. Para o procurador da República Thomaz Muylaert de Carvalho Britto, autor do documento, “a divulgação dos espelhos é essencial para assegurar a transparência, possibilitar a fiscalização da lisura dos certames e ampliar a segurança jurídica para todos os participantes”, afirmou.
Com a resolução, a UFMA se compromete a garantir que todos os seus concursos para professor sigam esse padrão de controle. A medida está em vigor desde fevereiro deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário