![]() |
| Foto Reprodução |
Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), em parceria com as redes municipais de ensino, aponta uma evolução significativa nos níveis de fluência em leitura entre os estudantes do início do ensino fundamental. Os dados da Avaliação de Fluência em Leitura 2025, executada no âmbito do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, mostram que o regime de colaboração entre estado e municípios tem sido decisivo para melhorar a qualidade da alfabetização no estado.
A avaliação aplicada em 2990 escolas de 216 maranhenses classifica os alunos em diferentes níveis: Pré-Leitor (dividido em quatro estágios), Leitor Iniciante e Leitor Fluente. Em 2025, os resultados de saída indicam que 21% dos estudantes avaliados já alcançaram o nível de Leitor Fluente, lendo mais de 65 palavras de um texto narrativo com precisão igual ou superior a 90%. Outros 37% foram classificados como Leitor Iniciante.
Quando comparado com os resultados de 2023 e 2024, nota-se uma tendência positiva. A proporção de alunos no nível mais básico (Pré-Leitor Nível 1) caiu de 15% em 2023 para 5% em 2025. Já o grupo de Leitor Iniciante aumentou de 37% para 44% no mesmo período, mostrando que mais crianças estão consolidando as habilidades fundamentais de leitura.
A avaliação de fluência é uma das ferramentas utilizadas para monitorar o aprendizado e direcionar políticas públicas. Em 2025, foram aplicados testes com 60 palavras, 40 pseudopalavras e um texto narrativo para medir a capacidade de leitura das crianças.
Os números indicam que o Maranhão segue no caminho certo para cumprir os objetivos do Pacto pela Aprendizagem: alfabetizar todas as crianças na idade certa, reduzir a defasagem idade-série, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e qualificar os profissionais da educação.
Para a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, os resultados positivos são fruto direto de um trabalho conjunto e coordenado. “O regime de colaboração materializado no Pacto pela Aprendizagem permite que estado e municípios atuem como uma só rede, garantindo apoio, formação e avaliação contínua para que toda criança do Maranhão seja alfabetizada na idade certa. E, pessoalmente, como professora que veio da sala de aula da rede municipal, ver números como os que alcançamos nesta avaliação é a energia que nos move para seguir em frente e transformar cada estudante em um leitor pleno”, afirmou Jandira.
Com base nos resultados, as redes de ensino devem continuar investindo em formação de professores, materiais didáticos e suporte pedagógico, sempre com o apoio do Governo do Estado, para que mais estudantes possam avançar para os níveis de leitura fluente e consolidar sua trajetória escolar com sucesso.
Destaques
Os dados por município reforçam que a estratégia de atuação em rede, base do Pacto pela Aprendizagem, está gerando frutos positivos e ajudando a reduzir desigualdades educacionais históricas no território maranhense. Entre as redes municipais avaliadas, dez se destacaram com os melhores índices de leitores fluentes: os municípios de Fernando Falcão, Fortaleza dos Nogueiras, Nova Colinas, Bernardo do Mearim, Graça Aranha, Pedreiras, Vargem Grande, Trizidela do Vale, Buriti, Igarapé Grande e Paulino Neves. Esses municípios superaram o percentual de 50% de estudantes que desenvolveram o perfil de Leitor Fluente. Esses resultados estão acima da média estadual de 21% e refletem o compromisso local com as ações do Pacto pela Aprendizagem. A capital, São Luís, apresentou percentual de 19%, abaixo da média estadual.

Nenhum comentário:
Postar um comentário