sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Vinícius Ferro é homenageado pela Fapema pelo modelo de gestor e incentivo a políticas públicas

O conhecimento foi a grande estrela da festa realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico (Fapema), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), na noite dessa quarta-feira (21). Em São Luís, a cerimônia de entrega do Prêmio Fapema 2025, que chegou à 20° edição, reuniu a comunidade acadêmica, empreendedores e autoridades para homenagear 64 nomes que se destacaram no ecossistema de produção científica do estado.

​Durante a solenidade, o governador do Estado, Carlos Brandão, ressaltou o compromisso da gestão com o financiamento da ciência como ferramenta de transformação social. O governador observou que, nesta área, o Maranhão também vive um momento histórico de crescimento, impulsionado por investimentos que atingiram mais de R$ 80 milhões em 2025, além de garantir o maior valor de bolsas de pesquisa do Brasil.

​“Esse prêmio nada mais é do que um estímulo, uma motivação para que as pessoas possam continuar apresentando bons projetos e colhendo bons resultados. A gente tem sempre uma preocupação de projetos produtivos, que tragam benefícios coletivos, desenvolvimento, geração de emprego e renda”, destacou o governador Carlos Brandão.


​Com o tema “Inovando o presente, construindo o futuro do Maranhão”, a premiação distribuiu um total de R$ 300 mil, além de troféus e diplomas em 10 categorias.


O Secretário Estadual de Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, também foi um dos homenageados. 


Vinícius Ferro recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Científico, maior honraria da Fapema. Um reconhecimento ao trabalho no planejamento, na gestão orçamentária e no fortalecimento de políticas públicas que têm a ciência como motor do desenvolvimento do Maranhão.

"Com muita gratidão, recebo da Fapema a Medalha de Honra ao Mérito Científico do Maranhão. Um reconhecimento pelo trabalho no Planejamento e na Gestão Orçamentária do Estado bem como pelo fortalecimento de políticas públicas que fomentam a ciência e a tecnologia como motores do desenvolvimento maranhense. Seguimos trabalhando por um futuro cada vez melhor e construído nas sólidas bases do conhecimento", disse Vinícius Ferro.


​Além das novas modalidades, o prêmio contemplou as categorias tradicionais: Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Comunicação Científica, Inovação Tecnológica e o Popvídeo Ciências. Esta última chamou a atenção pela criatividade ao utilizar vídeos curtos para aproximar a ciência do público em geral.

​Os pesquisadores, inventores, comunicadores e empreendedores vencedores receberam premiação em dinheiro, troféu e diploma, enquanto os finalistas foram reconhecidos com Certificados de Menção Honrosa, disponíveis na plataforma digital da Fundação. A cerimônia foi uma forma pública de agradecer pelo empenho e valorizar a atuação desses e de outros diversos atores sociais que formaram paralelamente uma lista especial de homenageados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário