Crianças e adolescentes do Quilombo de São Sebastião dos Pretos agora contam com um projeto esportivo da Prefeitura de Bacabal, que teve início nesta segunda-feira (26). A iniciativa oferece, de forma gratuita, quatro modalidades esportivas para os jovens da comunidade: futebol, judô, balé e capoeira.
As atividades acontecem no contraturno escolar e são voltadas aos estudantes da escola mantida pela rede municipal no povoado. Professores e treinadores acompanham os alunos, com foco tanto no desenvolvimento social quanto na preparação para futuras competições em nível municipal, regional e estadual.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Mauro Cesar, o projeto nasceu a partir de uma iniciativa do prefeito de Bacabal. “O prefeito Roberto Costa foi quem teve essa ideia e por isso estamos hoje trazendo todo o suporte de equipamentos e materiais que serão necessários para essas atividades, em que as crianças e jovens receberam com muita alegria”, disse o secretário.
Durante o lançamento das atividades esportivas, o prefeito Roberto Costa destacou que as buscas pelos irmãos Isabelly e Michael na área de mata e as investigações conduzidas pela Polícia Civil seguem em andamento. O gestor municipal também agradeceu o apoio do governador Carlos Brandão para a implantação do projeto esportivo na comunidade.
“As buscas pelo Michael e pela Isabelly são prioridade. Continuamos dando total apoio em tudo o que for necessário. Agora, a gente precisa também buscar a retomada da vida dessas crianças, que foram muito impactadas emocionalmente, e a forma que encontramos, juntamente com o governador Brandão, foi por meio do nosso sistema de educação e do sistema esportivo, criar a escolinha de futebol, de judô, de capoeira e de balé aqui dentro da comunidade, para que as crianças disponham dessas modalidades no contraturno, tudo isso dentro de um plano pedagógico que já é ofertado no nosso sistema educacional”, revelou o prefeito.
Roberto Costa também falou sobre a participação de Anderson Kauã nas atividades. O garoto retornou à comunidade no último sábado (24), após receber acompanhamento médico e psicossocial garantido pela Prefeitura de Bacabal, além de ações de apoio social à família. O retorno de Kauã ocorreu em conformidade com as orientações do Ministério Público e do UNICEF. A gestão municipal também assegurou a reforma da residência da família, com a entrega de novos móveis, garantindo mais conforto e dignidade.
“O Kauã já está aqui participando dessas atividades, já integrado a toda a sua comunidade, de volta às suas amizades, e a gente vai continuar dando todo o apoio de suporte emocional, psicológico e assistencial a toda a comunidade, além da logística que é necessária para a continuidade das buscas e do trabalho de investigação da Polícia Civil”, afirmou.




Nenhum comentário:
Postar um comentário