A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema) realiza, neste sábado (30) e domingo (31), ação educativa voltada à conscientização sobre o período de defeso do caranguejo-uçá, fase fundamental para a reprodução e preservação da espécie.
A iniciativa integra as ações de divulgação do calendário oficial do defeso no Maranhão e tem como foco orientar comerciantes, feirantes, donos de bares e restaurantes, além de consumidores, sobre as regras legais e a importância ambiental do cumprimento do defeso.
Durante a ação, equipes da Sema farão a entrega de materiais informativos e dialogarão diretamente com os públicos envolvidos na cadeia de comercialização e consumo do caranguejo-uçá.
O defeso ocorre em períodos estratégicos alinhados ao ciclo reprodutivo da espécie, conhecido como andada reprodutiva, quando ficam proibidas a captura, o transporte e a comercialização do caranguejo-uçá, conforme a legislação ambiental vigente.
No Maranhão, as interdições foram estabelecidas para cinco períodos ao longo do primeiro semestre: 1º a 6 de fevereiro; 17 a 22 de fevereiro; 3 a 8 de março; 18 a 23 de março e 17 a 22 de abril (caso a temporada de andadas reprodutivas continue) conforme Portaria Interministerial MPA/MMA nº 45, de12/1/2026.

Nenhum comentário:
Postar um comentário