sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Porto do Itaqui renova delegação por 25 anos e consolida liderança como motor econômico do Brasil

 

Em uma cerimônia histórica realizada nessa quinta-feira (29), o Governo do Maranhão e o Governo Federal oficializaram a renovação do Convênio de Delegação do Porto do Itaqui por mais 25 anos.

O ato assegura que a gestão do complexo permaneça sob a responsabilidade da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), consolidando um modelo de sucesso que transformou o terminal no maior porto público do Arco Norte e o quarto maior do Brasil.

A solenidade teve como cenário a própria área operacional do Porto do Itaqui com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do governador do Maranhão, Carlos Brandão, da presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, do diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias, autoridades, arrendatários e outros.

Desde que a gestão foi estadualizada em 2001, o Itaqui saltou de um terminal regional para um hub logístico global. Hoje, o porto é responsável por cerca de 35% do ICMS arrecadado no estado e gera mais de 100 mil empregos diretos e indiretos.

Recordes e investimentos

A celebração da renovação ocorre em um momento de ápice operacional. Em 2025, o Itaqui rompeu fronteiras ao atingir a maior movimentação de sua história: 36,8 milhões de toneladas, superando o recorde anterior de 2023. Com um crescimento de 8% em apenas um ano, o terminal se firma como o que mais cresce em todo o Nordeste, segundo a ANTAQ. Nos últimos 25 anos, o Itaqui movimentou mais de 497 milhões de toneladas.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, destacou que a renovação é o reconhecimento de uma gestão técnica e eficiente. “A renovação da gestão pela Emap por mais 25 anos é um passo importante após um trabalho exemplar aprovado pelo Governo Federal. Estamos avançando, batendo recordes de exportação e importação. O Itaqui se consolida como o maior porto do Arco Norte, um verdadeiro vetor de desenvolvimento que gera mais de 100 mil empregos para o Maranhão”, afirmou o governador.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou do ato no Porto do Itaqui, destacando que o terminal é um dos mais estratégicos do país, apresentando um dos maiores crescimentos do setor, com média superior a 10% nos últimos anos. “A renovação desta delegação traz a segurança jurídica necessária para atrair novos investimentos, inclusive estrangeiros, interessados em ampliar operações aqui. Isso é fundamental para o desenvolvimento econômico e, sobretudo, para a geração de emprego e renda. Na hora que o Maranhão cresce, o Nordeste e o Brasil crescem também”, declarou o ministro.

Liderança feminina e inovação

O ano de 2025 também entra para a história pela representatividade: pela primeira vez, a Emap é presidida por uma mulher. Sob a liderança de Oquerlina Costa, o porto tem reforçado pilares de sustentabilidade e inovação, sendo o primeiro porto público do país a lançar um Plano de Descarbonização.

Conexão multimodal e natureza privilegiada

O diferencial competitivo do Itaqui reside em sua natureza e conectividade. Com berços que alcançam até 25 metros de profundidade em maré alta, o porto abriga o berço público mais profundo do país. Sua localização estratégica, mais próxima da Europa e dos Estados Unidos que os portos do Sul, aliada à integração com as ferrovias Transnordestina, Carajás e Norte-Sul, garante um escoamento ágil para grãos, combustíveis e carga geral.

Próximos passos

Com o novo convênio de 25 anos, a Emap projeta um ciclo de expansão que inclui a entrega do Berço 98 e a prospecção de novos mercados internacionais. O objetivo é elevar o faturamento do complexo em 20% nos próximos anos, mantendo o compromisso com a modicidade tarifária e a excelência ambiental que renderam ao porto o Prêmio Portos + Brasil de melhor gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário