Tema e identidade visual do Festejo serão lançados nesta quinta-feira, na Madre Deus
A comunidade da Capela de São Pedro realiza nesta quinta-feira, 29 de janeiro, às 19h, o lançamento oficial do tema e da identidade visual do Festejo de São Pedro 2026. O evento será realizado na histórica Capela, localizada no bairro Madre Deus, palco de um dos maiores encontros culturais e religiosos do Maranhão.
Para a edição de 2026, a organização decidiu voltar o olhar para a raiz da devoção: os pagadores de promessa. O tema é uma homenagem direta aos fiéis que, anualmente, sobem as escadarias da Capela para agradecer graças alcançadas, e também aos brincantes de bumba-meu-boi que visitam o local no dia 29 de junho para pedir bênçãos e celebrar o sucesso da temporada junina.
A união entre fé e cultura, segundo Kauana Barata, coordenadora da Capela de São Pedro, é um resgate e valorização do movimento religioso que deu origem à grandiosidade cultural do evento.
"A gente quer mostrar para as pessoas que houve essa construção na nossa tradição. Para chegarmos ao lugar que estamos hoje, que é o de uma grande festa cultural, tivemos antes um movimento religioso muito forte e que ainda é presente. Então, esta homenagem é uma forma de unir estes dois pontos, o cultural e o religioso, que juntos fazem uma grande festa", destaca a coordenadora.
A Capela de São Pedro é um marco na paisagem urbana e também na história de São Luís. Construída originalmente em 1948 pelas mãos dos próprios pescadores da comunidade, o templo passou por reformas importantes, como em 1975, durante a construção da Barragem do Bacanga, e em 2001, quando a atual estrutura foi entregue, criando o amplo espaço ao pé da escadaria onde hoje ocorrem as atividades culturais.
Desde a sua fundação, o local se consagrou como ponto de encontro dos grupos de bumba-meu-boi de todos os sotaques que se misturam à multidão de devotos na famosa ladeira da Madre Deus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário